Governo do Estado do Amapá avança na construção do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari
Entre os dias 9 e 11, nos municípios de Tartarugalzinho, Porto Grande e Macapá, o Governo do Amapá reúne gestores, representantes da sociedade civil, povos tradicionais, ribeirinhos e quilombolas para dar continuidade a mais uma etapa do processo de construção do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. No formato escuta ativa, as audiências são um espaço para que as comunidades possam debater a realidade local associada a gestão responsável do recurso natural.
“O Amapá vem avançando na regulamentação dos recursos hídricos do estado para melhor gerir o recurso natural de forma sustentável, sobretudo, respeitando o meio ambiente e quem vive às margens dos rios e necessita dele para o sustento. A Bacia do Rio Araguari é uma realidade que demonstra esse compromisso com o desenvolvimento, a natureza e o bem-estar das futuras gerações”, destaca a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.
A ação, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), inicia os encontros com os moradores nesta quarta-feira, 9, em Tartarugalzinho. Após ser concluído, o documento vai nortear a gestão da Bacia do Rio Araguari, bem como a utilização dos recursos hídricos para garantir o desenvolvimento sustentável da região considerando os aspectos ambientais, econômicos e sociais, além de garantir qualidade de vida para que as gerações futuras tenham garantido a possibilidade de utilização do recurso natural.
“Chegamos na penúltima fase de elaboração do Plano da Bacia do Rio Araguari, um instrumento de gestão previsto na política nacional de recursos hídricos e no estado do Amapá. Neste momento, estamos no processo de diálogo com a população para construir programas e metas que vão compor o Plano”, explicou o coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Fabrício Borges.
Bacia Hidrográfica do Rio Araguari
O Amapá possui uma das malhas hídricas mais ricas da Amazônia, a Bacia Hidrográfica do Rio Araguari é a mais importante com aproximadamente 42.710 quilômetros de área. Além disso, ocupa cerca de um terço da área total do estado com uma extensão de 300 quilômetros, desde sua nascente na Serra do Tumucumaque, até a sua foz que faz limite com o Oceano Atlântico.
A Bacia do Araguari abrange 11 municípios: Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal do Piririm, Macapá, Pedra Branca, Porto Grande, Pracuúba, Serra do Navio e Tartarugalzinho. O Plano da Bacia faz uma grande interface sociocultural. Por essa razão tal escuta se faz tão importante pelos aspectos sociais, econômicos e culturais que estão intrinsecamente conectados.
Confira a programação de audiências públicas do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari:
-
- Quarta-feira, 9
Hora: 8h às 12h;
Local: polo de Tartarugalzinho;
Endereço: Câmara de Vereadores de Tartarugalzinho.
- Quarta-feira, 9
-
- Quinta-feira, 10
Hora: 8h às 12h;
Local: polo de Porto Grande;
Endereço: Instituto Federal do Amapá (Ifap).
- Quinta-feira, 10
-
- Sexta-feira,11
Hora: 8 às 12h;
Local: polo de Macapá;
Endereço: Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
- Sexta-feira,11
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!
Fonte: Agência Amapá