Governo do Amapá participa da 42ª Soltura de Quelônios da Amazônia na Ilha dos Camaleões, em Afuá
O Governo do Amapá acompanhou a 42ª Soltura de Quelônios da Amazônia, realizada na Ilha dos Camaleões, no município de Afuá, no Pará, na última semana. A ação foi coordenada Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) representou o estado.
A ação promoveu a soltura de 10 mil filhotes de quelônios da espécie tartaruga-da-amazônia, resultado de um trabalho familiar de conservação ambiental que vai desde a coleta dos ovos em áreas vulneráveis até a soltura dos filhotes em locais seguros, protegido de predadores naturais.
“Estamos aqui para observar o trabalho realizado diretamente por famílias, que entenderam a importância da consciência ambiental e realizam essa grande contribuição para a fauna. No Amapá também temos este trabalho junto ao Ibama e, em breve, pretendemos aprimorar este tipo de ação abrangendo mais comunidades”, destacou a chefe de Gabinete da Sepaq, Gabriela Cavalcante, representante do Amapá na atividade ambiental.
O projeto garantiu a soltura de mais 180 mil filhotes no ano passado, demonstrando o impacto positivo da ação na preservação e na manutenção do equilíbrio ambiental da região.
“Estamos fazendo o que sabemos fazer de melhor que é proteger o meio ambiente. O Ibama tem como missão institucional preservar a vida e a natureza, e é isso que estamos fazendo aqui, não só por essa região, mas por todos”, afirmou o superintendente do Ibama, no Amapá, Bernardino Nogueira.
A participação da Sepaq representa o compromisso da atual gestão com atividades de preservação ambiental e com ações sustentáveis valorizando projetos comunitários, que atuam na linha de frente da conservação da Amazônia, fortalecendo iniciativas que unem conhecimento tradicional, ação comunitária e parceria institucional para preservar a biodiversidade amazônica para as futuras gerações.
Soltura de quelônios no Amapá
No Amapá a soltura de quelônios envolve o trabalho do Instituto Quelônios Mário Vaz (IQMa) que promove a atividade de soltura, na comunidade Retiro Ponta Baixa, no município de Pracuúba, a 256 quilômetros da capital Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!
Fonte: Agência Amapá