TCE-PA empossa mais seis aprovados no concurso nº 01/2024

Nesta segunda-feira, 7, mais seis aprovados no concurso nº 01/2024 foram empossados como servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), em cerimônia realizada no Plenário Conselheiro Emílio Martins.

A solenidade foi conduzida pelo conselheiro presidente do TCE, Fernando Ribeiro, e contou com a participação do conselheiro vice-presidente Luís Cunha, das conselheiras Lourdes Lima e Rosa Egídia Crispino C. Lopes, e do conselheiro Odilon Teixeira, além do conselheiro substituto Julival Rocha.

A secretária de Gestão de Pessoas, Anna Gillet, fez a lavratura do ato de posse de cada um dos empossados, que, posteriormente, realizaram a leitura do termo de compromisso.

Tomaram posse no cargo de auditor de controle externo: Ana Clara Carvalho Fontenelle de Araújo (Área: Administrativa – especialidade: Contabilidade); Hermann Duarte Ribeiro Filho e Rafael Santos de Souza (Área: Administrativa – especialidade: Direito); e Aldeneide Rodrigues de Souza (Área: Fiscalização – especialidade: Direito). Yukatan José Costa Martins e Rafael Gonçalves dos Santos assumiram o cargo de auxiliar técnico de controle externo.

O conselheiro Fernando Ribeiro deu as boas-vindas aos novos servidores e desejou sucesso a todos na nova trajetória profissional. Ele os presenteou com um mapa do Pará e seus municípios. “Espero que levem a todos a reflexão de que precisamos entender o nosso Pará como um todo, com suas diversidades, desigualdades, belezas e realidades sociais ainda não tão belas, com sua extraordinária culinária, e que vocês adicionem esse componente do conhecimento sobre nosso estado ao realizarem a atividade finalística de vocês”, disse.

O conselheiro fez ainda uma recomendação aos que atuarão na área de fiscalização. “Além de todas as questões de observância às normas legais e de boa aplicação dos recursos públicos, adicionemos às análises e na formulação do nosso juízo o bom senso, levando em consideração as peculiaridades das regiões, as dificuldades dos gestores nos processos de tomada de decisão e o enfrentamento das dificuldades que se apresentam corriqueiramente diante de cada gestão, no âmbito dos nossos jurisdicionados”, completou.

Responsável pela realização do concurso público em 2024, durante a sua gestão como presidente, a conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes agradeceu o apoio de seus pares na realização de diversos projetos. “Uma das maiores alegrias foi justamente este concurso, que já vinha sendo sonhado por todos nós, com a ideia de trazer para o tribunal competência e juventude. Às vezes, nem tanto a juventude, mas também a experiência, que é muito importante para que este tribunal se destaque, como de fato tem se destacado nacionalmente”, revelou.

A conselheira Lourdes Lima evidenciou o valor do cargo assumido pelos aprovados no concurso. “A cadeira que vocês estão ocupando hoje já é de grande importância. Hoje, a nossa instituição já se preocupa com aqueles que chegam para que tenham logo o melhor conhecimento para melhorar a qualidade do nosso trabalho. Além de estudar, quem sabe, no futuro, vocês possam chegar a ser conselheiros também. Vocês são muito jovens”, avaliou.

O conselheiro vice-presidente Luís Cunha também proferiu palavras de incentivo aos novos servidores. “Vocês estão chegando aqui por mérito, por resultado da inteligência e do esforço de vocês. Nosso desejo é que sejam felizes na instituição. Temos muito orgulho de pertencer a um órgão que já tem 77 anos de história. Sejam felizes, estamos à disposição. Hoje, vocês estão entrando em uma instituição de altíssimo nível, premiada com o bicampeonato nacional em transparência pública, com um reconhecimento conquistado por critérios rigorosos de avaliação”, comentou.

Para o conselheiro Odilon Teixeira, o novo sempre vem e oxigena a instituição, que tem muito a oferecer aos seus novos servidores. “Da parte de vocês, esperamos a reciprocidade. Sejam profissionais na sua postura enquanto servidores. Lembrem do que o conselheiro Fernando, nosso presidente, ensinou, e deem o máximo de vocês, porque não é só a instituição que espera isso, é o Pará que espera de vocês. E o Pará não é apenas suas instituições, é o seu povo, é todo um complexo de pessoas. Nós desempenhamos uma função extremamente importante no mundo todo. Tenham sempre isso em mente”, reiterou.

Expectativas – Para os que assumiram as funções de auditor e de auxiliar de controle externo no TCE-PA, não faltam expectativas quanto ao futuro na Corte de Contas, como explicou Ana Clara Carvalho Fontenelle de Araújo.

“As minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu espero poder contribuir da melhor forma. Tenho muito a aprender também. Eu não sou daqui, sou do Piauí, e espero que seja uma ótima experiência, e que eu possa até fazer carreira aqui”, comentou.

A advogada Aldeneide Rodrigues de Souza vai trabalhar na área de fiscalização, atividade-fim do Tribunal. “É um cargo de alto nível, então estou bem esperançosa e animada para fazer um bom trabalho aqui. Ouvi falar bem do órgão, então fiquei bem animada e tive que escolher entre fazer o concurso para cá e para o Paraná, e optei por vir para cá. Eu penso que essa foi a melhor decisão, e foi”, declarou.

Os empossados participarão de um curso de ambientação e formação de servidores ingressantes, coordenado pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), pela Plataforma Moodle, na modalidade EAD, até o final de abril.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »