Inclusão social: Prefeitura lança programa Carteira Integrada IDPcD

Iniciativa oferece benefícios exclusivos, descontos e vagas de emprego para pessoas com deficiência, com participação de empresas voluntárias a partir de abril.

A Prefeitura de Belém anunciou nesta quarta-feira, 2, o lançamento do programa Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência (IDPcD), uma iniciativa inovadora que visa a inclusão social das pessoas com deficiência (PcD), a ampliação de seus direitos no município. Além de transformar a acessibilidade e a garantia de conjunto de benefícios especiais para o público-alvo, a iniciativa vai fomentar parcerias com o setor privado.

Para o prefeito de Belém, Igor Normando, o lançamento do programa é um marco importante para a capital paraense. “A gente vai lançar a carteira IDPcD para que todos possam ter benefícios na nossa cidade. Você que é empresário, você que tem um negócio, você que presta serviço, inclusive para o governo ou a prefeitura, a tua participação é fundamental. Entra no site da Prefeitura, cadastra a tua empresa e vem ajudar a expandir cada vez mais a inclusão na nossa cidade”, convidou.

Edital de chamamento

O programa vai possibilitar a criação da Carteirinha IDPcD e a criação de uma plataforma virtual, a ser desenvolvida pela Belém Digital e pela Secretaria Municipal de Inclusão e Cidadania (Semiac). A carteirinha vai possibilitar que o portador tenha acesso à descontos e benefícios exclusivos, enquanto a plataforma virtual vai concentrar os serviços essenciais e oportunidades de emprego para pessoas com deficiências, ofertados por empresas parceiras.

Um edital de chamamento voltado para as empresas interessadas em se tornarem parceiras do projeto foi divulgado hoje. A seleção está aberta para empresas de diversos setores que desejam colaborar com a inclusão social A inscrição para o chamado é gratuita e as empresas interessadas terão até o dia 15 de abril para se inscreverem na seleção.

A secretária Nay Barbalho e o prefeito Igor Normando – Crédito: Liliane Moreira

Requisitos — Para participar, as empresas devem se comprometer a oferecer condições especiais de acesso aos seus serviços e produtos para os beneficiários da Carteira Integrada . Além disso, essas empresas também poderão se destacar no mercado como organizações socialmente responsáveis, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.

“O Programa Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa que visa promover a inclusão social em Belém, oferecendo à população com deficiência acesso a serviços, descontos e oportunidades de emprego. A plataforma digital vai reunir benefícios e criar um ambiente de oportunidades reais, com o apoio dos parceiros da inclusão. A participação das empresas é fundamental para o sucesso do programa, que busca garantir direitos e igualdade para todos os cidadãos”, destacou a secretária Nay Barbalho, titular da Semiac.

A plataforma virtual vai funcionar como um hub de serviços, onde será possível acessar, de maneira prática e eficiente, todos os benefícios que foram firmados com as empresas parceiras. Com a plataforma pronta, será iniciado o processo de cadastro dos usuários. O público-alvo poderá realizar o cadastro online e, ao final, ter acesso à Carteirinha PcD, que será utilizada para acessar as ofertas e vantagens exclusivas disponibilizadas pelas empresas que aderiram ao programa.

A expectativa da Prefeitura de Belém é que o programa se torne um modelo de inclusão social para outras cidades e estados do Brasil . Com uma abordagem digital moderna, a Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência promete ser uma ferramenta poderosa de transformação social, unindo a tecnologia com o compromisso de promover a igualdade de oportunidades para todos.

Fonte: Agência Belém

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »