Sessão Plenária: Conselheiro presidente do TCE-PA apresenta Plano de Gestão do biênio 2025-2027
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheiro Fernando Ribeiro, apresentou o Plano de Gestão do biênio 2025-2027 durante a sessão plenária de terça-feira, 1º de abril.
O documento está em conformidade com a Resolução nº 19.740/2024 e guiará a atuação do TCE-PA nos próximos dois anos. Foi elaborado com uma abordagem integrada e baseada em resultados, com a participação de todas as unidades do Tribunal.
Segundo o conselheiro, o Plano tem como diretrizes o diálogo, a efetividade e a governança sustentável. “Ele é fruto de um espaço colaborativo e coordenado da gestão, composto por 23 ações a serem realizadas entre fevereiro de 2025 e janeiro de 2027”, disse o presidente do TCE-PA.
As ações previstas estão alinhadas ao Plano Estratégico 2022-2027, ao Plano de Logística Sustentável 2023-2027, ao Plano Estratégico de Gestão de Pessoas 2025-2030 e ao Plano Estratégico de Tecnologia da Informação 2023-2028.
“O Plano de Gestão é um instrumento fundamental para o fortalecimento da instituição, para o aprimoramento da governança, para o fomento do diálogo e para a promoção de uma gestão mais responsiva e eficiente. Convido a todos a se envolverem na implementação deste plano que é, em última análise, um compromisso com a população do estado do Pará”, reiterou conselheiro Fernando Ribeiro.
Entre os destaques estão a implantação de solução para otimizar a análise simplificada de processos relacionados a atos de pessoal; o Plano Anual de Fiscalização com participação cidadã: PAF Cidadão; a promoção da Jornada de Boas Práticas de Equidade Racial; a elaboração de Manual de Consultoria da Auditoria Interna; a Política de Sustentabilidade do TCE-PA; a integração do Ministério Público de Contas do Estado do Pará à estrutura organizacional do TCE-PA; a instituição da Política de Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência e a criação de Central de Atendimento via WhatsApp.
Os conselheiros elogiaram o novo Plano de Gestão que dá prosseguimento ao processo de modernização dos Tribunais de Contas, iniciado com o Promoex (2006-2012), gerando serviços com maior qualidade à sociedade paraense.
Fonte: TCE-PA