Governo do Amapá inicia intercâmbio internacional de estágio acadêmico com a Guiana Francesa

Projeto pioneiro da rede pública de ensino beneficia, inicialmente, 20 estudantes e quatro professores brasileiros e franceses.

O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 31, o primeiro intercâmbio internacional da rede pública de ensino do estado, recebendo nove estudantes e dois professores da Escola Liceu Polivalente Balata, da cidade de Matoury, na Guiana Francesa. Durante três semanas, eles terão trocas significativas com o Centro de Educação Profissional de Santana Profª. Maria Salomé Gomes Soares.

Essa é a primeira etapa do programa, resultado dos termos de cooperação assinados em 2023 e 2024 pelas duas instituições. No mês de maio, 10 estudantes e dois professores do Amapá irão até o território ultramarino francês. A iniciativa busca a ampliação e o fortalecimento das relações internacionais no âmbito educacional, proporcionando a troca de experiências e o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

Secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro

“É com grande alegria e orgulho que estamos reunidos hoje para celebrar o arco significativo na cooperação educacional entre a Guiana Francesa e o estado do Amapá, que é muito mais do que uma troca de conhecimentos técnicos e acadêmicos, mas representa também o fortalecimento dos laços culturais, linguísticos, sociais entre os povos que compartilham não apenas uma fronteira geográfica, mas também valores e aspirações comuns”, enfatizou a secretária de Estado da Educação do Amapá, Sandra Casimiro.

Alunos e professores da Guiana Francesa foram recebidos pelo Governo do Amapá para início de intercâmbio

O intercâmbio é financiado com recursos do programa Erasmus+ da Escola Liceu Balata, sendo uma proposta europeia voltada para o apoio à educação, formação, juventude e ao desporto. Para o representante da instituição guianense, Hadj Boncheida, essa é uma excelente oportunidade para ambas as nações.

Representante da Escola Liceu Polivalente Balata, Hadj Boncheida

“Estou convencido de que essa parceria marcará uma colaboração longa e frutífera entre nossas instituições e que, graças aos nossos esforços conjuntos, aprendemos novas perspectivas para nossos alunos, professores e sociedades. Juntos, estamos escrevendo um novo capítulo da história da educação internacional entre os dois países”, afirmou Hadj.

Essa primeira etapa do intercâmbio é voltada para as áreas de arquitetura e edificações. Uma das selecionadas no projeto, a estudante guianense Edinaíka Gaspar, falou da felicidade em fazer parte do programa e viver novas experiências que refletirão no futuro exercício de sua profissão.

Estudante guianense Edinaíka Gaspar

“Estamos especialmente felizes e gratos por participar dessa troca pedagógica e cultural para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Estamos muito contentes por fazermos parte da primeira turma, é uma grande oportunidade para conhecer uma parte do Brasil. Esperamos que esta parceria continue para o merecimento de todos estes dois países”, disse Edinaíka.

Durante o evento, estudantes da Guiana Francesa receberam uma bolsa ecobag com camisa, caneta, bloco de anotações, crachá, capacete e um notebook para ser usado durante o período de intercâmbio.

Estudantes guianenses receberam kits para intercâmbio

Fonte: Agência Amapá

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »