Semas entrega equipamentos à Associação das Mulheres Extrativistas do Combu

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) entregou à Associação das Mulheres Extrativistas do Combu (AME), na sexta-feira (28), a doação de equipamentos que contribuem para o fortalecimento da sociobioeconomia das mulheres extrativistas da região.

A entrega realizada por meio de condicionante das práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), da Fermavi Eletroquímica, incluiu itens como fogão industrial, prensa hidráulica, caçarolas, pia industrial, computador, impressora, estante multiuso, cadeiras, entre outros. Os equipamentos devem impulsionar o trabalho das mulheres extrativistas, incentivando a equidade e o comércio financeiro feminino local.

A doação quer melhorar as condições de trabalho das extrativistas da AME, que atualmente atuam na extração de diversos produtos da floresta, como sementes de andiroba e murumuru. Um dos equipamentos entregues, a prensa hidráulica, foi especialmente destacado. Mesmo com alguns processos manuais mantidos pelas extrativistas em razão da tradição, a prensa poderá ser usada para atividades como o processamento de sementes de murumuru, ampliando a produção e, claro, as oportunidades de comercialização.

A presidente da AME, Daniele Sarmanho, destacou os benefícios diretos para a associação. “Esse fogão (industrial) é mais adequado, para nós, que trabalhamos com produção de alimentos para a comunidade. Também vamos poder usar o computador para gerenciar as vendas dos nossos produtos, o que facilita o nosso trabalho”, explicou Daniele.

Daniele Sarmanho, pres. da Assoc. das Mulheres Extrativistas do Combu: “Esses equipamentos vão fazer a diferença”, disse ela.

Ela ainda acrescentou que o apoio recebido é primordial para o reconhecimento das mulheres extrativistas e para o fortalecimento da associação. “É gratificante receber esse reconhecimento e apoio para a nossa luta diária. Esses equipamentos vão fazer uma diferença enorme no nosso trabalho e nas nossas vidas”, concluiu a presidente.

O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos, também esteve presente na entrega. “A doação desses equipamentos faz parte do nosso compromisso com o fortalecimento das comunidades extrativistas, e da implementação das práticas ESG no processo de licenciamento ambiental que a Semas tem induzido. Esses recursos vão apoiar as mulheres do Combu a continuarem seu trabalho de forma eficiente e produtiva, além de contribuir para o desenvolvimento da sociobioeconomia local”, afirmou o secretário adjunto.

Fonte: Agência Pará

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »