Obras da Nova Doca avançam com o asfaltamento de trechos de diversas vias; confira | Agência Pará
Serão 4 mil metros quadrados de novo asfalto chegando nas avenidas Visconde de Souza Franco, Marechal Hermes, Pedro Alvares Cabral e a rua Belém. Obras preparam Belém para a COP 30
As obras da Nova Doca, em Belém, entram em uma nova fase com o início do asfaltamento de trechos ao redor da Quadra 1, visando a modernização e preparação da cidade para a Conferência das Partes (COP 30), em novembro de 2025. Esta importante intervenção é fruto de uma colaboração entre o Governo do Pará e o Governo Federal, enfatizando o compromisso com a infraestrutura sustentável e a melhoria da qualidade de vida urbana.
A Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) coordena a interdição e o asfaltamento das vias, que ocorrerão em três etapas distintas, totalizando 4.000 metros quadrados de novo asfalto. Para minimizar o impacto no trânsito e garantir a segurança, os trabalhos serão executados em três etapas no período noturno: das 18h às 16h do dia seguinte, começando nesta quinta-feira, 27 de março.
Nesta primeira etapa, o trecho da avenida Visconde de Souza Franco – entre a Rua Belém e a avenida Marechal Hermes – será totalmente bloqueado. Os veículos que estiverem trafegando pela Pedro Alvares Cabral – sentido Centro – devem entrar a avenida Marechal Hermes desde seu início e pegar a travessa Dom Romualdo de Seixas e acessar a avenida pelo complexo do Ver-o-Rio, no Reduto.
Na noite de sexta-feira, dia 28, inicia a segunda etapa com a interdição do trecho interno da avenida Marechal Hermes com a avenida Visconde de Souza Franco. O fluxo de veículo seguirá normalmente pela via externa da Marechal Hermes.
E a terceira e última etapa desta fase da obra da Nova Doca inicia às 18h com a interdição completa do trecho da Rua Belém com a avenida Visconde de Souza Franco. Os veículos que estiverem trafegando pela avenida Pedro Alvares Cabral, sentido Centro, devem acessar a travessa Dom Romualdo de Seixas e entrar a avenida Marechal Hermes pelo complexo do Ver-o-Rio para seguirem em direção ao Ver-o-Peso e aos bairros da Campina, Comércio e Cidade Velha.
Na Av. Visconde de Souza Franco, os veículos devem desviar pela rua 28 de Setembro, seguindo para o Centro, e a rua Municipalidade, seguindo destino no sentido do aeroporto.
Benefícios das obras da Nova Doca
As obras na Nova Doca representam um marco no esforço de Belém para se transformar em uma cidade mais moderna e sustentável. Além de melhorar a infraestrutura local, esses trabalhos preparam a cidade para sediar eventos internacionais importantes, como a COP 30, e reforçam a posição de Belém como um centro urbano chave na região amazônica.
O projeto não apenas promete melhorar o fluxo de tráfego e a logística urbana, mas também está alinhado com os objetivos de sustentabilidade e redução do impacto ambiental com o aumento da área verde, instalação de jardins suspensos, utilização de wetlands com plantas decompositoras de matéria orgânica para a filtragem dos efluentes do canal, academia ao ar livre e ciclovia, e instalação de rede coletora de esgoto com tratamento de resíduo.
A colaboração entre os governos estadual e federal na condução dessas obras sublinha a importância do investimento em infraestrutura que acompanha o crescimento urbano e as necessidades ambientais.