Ministério das Cidades apoia a criação de planos de mobilidade urbana em municípios brasileiros
Iniciativa busca auxiliar cidades a desenvolver projetos sustentáveis e acessíveis, com foco na qualidade de vida e no combate às desigualdades
O Ministério das Cidades anunciou apoio técnico e financeiro para a criação e atualização de planos de mobilidade urbana em municípios brasileiros. A iniciativa tem como objetivo auxiliar as cidades na elaboração de políticas públicas que promovam o transporte sustentável, acessível e integrado, priorizando a colocação das pessoas, a inclusão social e a redução dos impactos ambientais.
Atualmente, todos os municípios com mais de 250 mil habitantes são obrigados a ter um plano de mobilidade urbana, conforme determina a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) . No entanto, muitos municípios ainda não possuem o documento ou têm planos desatualizados, o que dificulta o planeamento de infraestrutura e a recolha de recursos federais.
Segundo o Ministério das Cidades, a proposta inclui a oferta eficiente de capacitação, assistência técnica e recursos para que as prefeituras possam elaborar projetos de mobilidade que contemple ciclovias, transporte coletivo, acessibilidade, segurança viária e integração intermodal , além de estratégias para redução das emissões de carbono, alinhando-se às metas de sustentabilidade do Brasil.
A mobilidade urbana impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estamos apoiando os municípios para que planejem suas cidades de forma inteligente, pensando na inclusão, na sustentabilidade e na melhoria da infraestrutura urbana” , afirmou o ministro das cidades Jader Filho.
Com o apoio do governo federal, o objetivo é estimular os municípios a desenvolverem projetos modernos e eficientes , que serão importantes também para eventos internacionais, como a COP30 , que ocorrerá em 2025 no Brasil, e que melhorará a visibilidade ao compromisso nacional com cidades mais sustentáveis e acessíveis.
Com informações : Agência Gov.