Anexos da Escola Bosque receberão intervenções na infraestrutura

O secretário de Educação, Patrick Tranjan, visitou neste domingo (16), os anexos da Escola Bosque para conhecer de perto as condições da sede e das unidades ribeirinhas. A partir dessa visita, um plano de ação será colocado em prática para solucionar os problemas estruturais e garantir um ensino de qualidade para os estudantes dessas comunidades.

Foram identificados diversos desafios, como falta de ar-condicionado, instalações elétricas precárias e dificuldades no acesso às escolas devido às marés e à logística do transporte escolar. Em Jutuba, por exemplo, a unidade precisa de ampliação para atender à crescente demanda, além de um novo sistema de energia mais eficiente. Já em Cotijuba, mobiliários danificados, equipamentos deteriorados e a ausência de manutenção serão prioridade na reestruturação planejada pela Secretaria.

Infraestrutura dos anexos da Escola Bosque apresenta desafios como salas pequenas e falta de ventilação adequada – Crédito: Beatriz Sampaio/ ASCOM SEMEC

Durante a visita, o titular da Semec, Patrick Tranjan, destacou as condições preocupantes da infraestrutura. “A escola tem uma estrutura muito boa, mas equipamentos completamente deteriorados. Salas de aula, carteiras, freezer e geladeira completamente enferrujados, mobiliário do refeitório super precário, estrutura de salas com piso quebrado, sem ar-condicionado, e a gente veio aqui para ajudar, entender quais são os problemas para a gente conseguir intervir”, afirmou o secretário.

Freezers danificados e armários em más condições evidenciam a necessidade de melhorias na infraestrutura escolar – Crédito: Beatriz Sampaio/ ASCOM SEMEC

Moradores da comunidade também denunciam problemas na unidade Faveira. Segundo eles, algumas aulas não estão começando no horário previsto, prejudicando os alunos. A reclamação será apurada por uma equipe da Semec.

A questão do saneamento também entra nesse plano de ação. Um novo modelo de manutenção será implementado para que as escolas não fiquem sobrecarregadas com essa responsabilidade. Além disso, medidas estão sendo estudadas para otimizar o transporte da merenda e garantir que os alimentos cheguem às unidades de forma mais eficiente.

Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com a melhoria da infraestrutura das escolas ribeirinhas, garantindo um ambiente mais seguro, confortável e adequado para o aprendizado.

Alunos dos anexos da Escola Bosque cultivam horta escolar, unindo aprendizado e alimentação saudável – Crédito: Beatriz Sampaio/ ASCOM SEMEC

Fonte: Agência Belém

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »