Os Conselheiros Fernando Ribeiro, Luís Cunha e Odilon Teixeira tomam posse como novos dirigentes do TCE-PA

Os conselheiros Fernando Ribeiro, Luis Cunha e Odilon Teixeira tomaram posse como novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) durante uma sessão solene realizada na sexta-feira, 31 de janeiro. A cerimônia contou com a presença de autoridades, membros da Corte de Contas e servidores, marcando o início da nova gestão para o biênio 2025/2026.

A Conselheira Rosa Egídia agradeceu aos seus pares, às instituições de controle externo e aos servidores do TCE-PA pelo apoio em sua gestão. “Há dois anos, nesse mesmo auditório, assumi um dos mais honrosos e desafiadores encargos da minha vida pública, presidir o Tribunal de Contas do Estado do Pará, uma instituição que, ao longo dos seus 77 anos de existência, sempre gozou do respeito e da confiança da sociedade paraense, muito em razão da competência e preparo do seu quadro técnico, servidores, colaboradores, mas também, sem dúvida alguma, por ter tido membros valorosos que se revezaram na sua administração, comprometidos com o interesse público. Durante todo o meu mandato, procurei conduzir a Corte com responsabilidade ética e transparência. Cada ação, cada decisão tomada foi alicerçada no propósito de fortalecer o controle externo e contribuir para o aprimoramento da administração pública, sempre em prol da sociedade paraense”,disse.

Fernando Ribeiro assume a presidência do TCE-PA, enquanto Luis Cunha ocupará o cargo de vice-presidente, e Odilon Teixeira será o corregedor do tribunal. A nova composição da diretoria reforça o compromisso da instituição com a transparência, a modernização dos processos de fiscalização e a eficiência na gestão dos recursos públicos estaduais e municipais.

Em seu discurso, Conselheiro Fernando Ribeiro agradeceu aos demais Conselheiros pela confiança para exercer a Presidência da instituição pelos próximos dois anos e destacou como os Tribunais de Contas atuam na atualidade. “Dos contemporâneos que me antecederam na função de Presidente, guardo exemplos que me serão importantes na tarefa que início hoje. As Cortes de Contas, a partir do Tribunal de Contas da União, imprimem às suas competências constitucionais uma visão expandida, ou seja, além de fiscalizadores da aplicação dos recursos, atuam ainda como auxiliares na formulação de políticas e serviços e no acompanhamento ativo na implementação e eficácia desses serviços junto à sociedade. Tudo isso em consonância com o crescente clamor por controle social exercido pela população que a todo momento nos demanda através de nossa ouvidoria”, evidenciou o Presidente Fernando Ribeiro.

Durante a solenidade, os novos dirigentes destacaram a importância do trabalho conjunto para aprimorar a atuação do TCE-PA, garantindo maior controle e fiscalização dos gastos públicos. O fortalecimento da capacitação dos gestores municipais e a ampliação da tecnologia para otimizar auditorias também foram citados como prioridades para a nova gestão.

O Tribunal de Contas do Estado do Pará desempenha um papel fundamental na fiscalização da administração pública, assegurando que os recursos sejam aplicados corretamente e com responsabilidade. A nova diretoria assume com a missão de continuar promovendo boas práticas de governança e fortalecer a atuação do TCE-PA no controle externo.

Para mais informações sobre a posse dos novos dirigentes do TCE-PA e os planos da nova gestão, leia a matéria completa no TCE-PA.

Com informações: TCE-PA.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »