Destaque 2Pará

Governo do Pará reforça compromisso com a educação e os povos indígenas

Na noite desta terça-feira (28) e início da madrugada de quarta-feira (29), o governador do Pará, Helder Barbalho, e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, reuniram-se com lideranças indígenas para avançar na construção coletiva da Política Estadual de Educação Escolar Indígena. Durante 4h30 de diálogo, o governo estadual demonstrou seu compromisso em fortalecer o ensino voltado para os povos originários, garantindo respeito às suas especificidades culturais e linguísticas.

Entre as proposições apresentadas pelo governador para compor a nova política educacional, destacam-se a criação de Conferências Indígenas para debater o Projeto de Lei que estabelecerá diretrizes para a educação escolar indígena, a garantia do bilinguismo com metodologias específicas, a realização de concurso público específico para docentes indígenas e a criação do Conselho Estadual de Educação Indígena. Além disso, o governo propôs a definição do teto da gratificação do Somei (Sistema Modular de Ensino Indígena) e a garantia de gratificação de nível superior de 80% para os profissionais da educação indígena.

O Estado reafirmou sua disposição para o diálogo e a busca por soluções que atendam às necessidades das comunidades indígenas, promovendo a valorização de seus conhecimentos e práticas tradicionais no âmbito escolar. Como parte desse compromisso, uma nova reunião está agendada para a tarde desta quarta-feira (29) com o grupo de trabalho do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), reforçando a construção participativa de uma educação mais inclusiva e representativa.

A iniciativa do governo estadual reflete a importância de políticas públicas voltadas para a equidade e respeito à diversidade cultural, consolidando a educação como um direito fundamental para todas as comunidades, especialmente para os povos indígenas, que há séculos lutam pelo reconhecimento e valorização de sua identidade.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »