Saiba se está praticando o Dharma
Entenda o que significa e veja como atraí-lo para a sua vida.
A palavra Dharma vem do Sânscrito, sendo um conceito muito antigo utilizado pela Yoga e também pelo Budismo, que significa ação.
Trata-se do princípio moral e ético do universo. Aquilo que fazemos por que é correto e precisa ser feito. De acordo com Bhagavad Gita, Dharma é o caminho do dever, as leis do universo, que nos levam à realização. No sânscrito, Dharma representa nosso papel na sociedade, ou seja, como devemos agir na nossa família, no nosso emprego, nos nossos relacionamentos etc. Com atitudes positivas perante nossas dificuldades, fortalecemos o nosso Dharma para termos equilíbrio e viver em paz.
Para sabermos se estamos praticando Dharmas, basta refletir e avaliar sobre como está a nossa rotina. Em um texto Hindu chamado Dharmashastra, descreve sete princípios fundamentais do Dharma, podendo identificar se estamos praticando todos os conceitos. Um exercício de autoconhecimento muito válido e o de verificar como está a sua: Verdade, Não-violência, Não-roubo, Fidelidade, Honestidade, Autocontrole e Contentamento.
Praticar o Dharma e fazer o bem sem pensar em futuros benefícios ou vantagens sobre o que irá receber com sua ação. Mas, sim, fazer o bem indistintamente.
Nas escrituras budistas, a expressão “O Dharma”, muitas vezes refere-se aos ensinamentos de Buda e sua recensão escritural (por exemplo, o Vinaya e o Sutta Pitakado Canone Pali), e pode de forma mais ampla incluir as tradições posteriores de interpretação e exegese que as várias escolas do budismo tem desenvolvido para ajudar a explicar e expandir os ensinamentos do Buda. Mais tarde, na tradição Maaiana, isso foi visto como 84.000 ensinamentos diferentes que o Buda deu a vários tipos de pessoas com base em suas necessidades.
O Dharma na tradição budista, entre os principais pontos de encontro, estão o conceito de Dharma, o de karma e a teoria da reencarnação. A Roda do Dharma simboliza o caminho óctuplo budista: compreensão correta, pensamento correto, fala correta, ação correta, meio de vida correto, esforço correto, atenção correta e concentração correta.
O budismo nasceu como um movimento de reforma do hinduísmo, e por esse motivo é mais uma filosofia de vida do que uma religião. Não é de se surpreender que essa tradição compartilhe vários princípios inspiradores com o hinduísmo e a filosofia indiana.
Se você está pronto para descobrir mais sobre este fascinante assunto, não perca tempo! Envie-me uma mensagem agora mesmo e vamos dar o primeiro passo em sua jornada única de autoconhecimento.