Obras das Usinas da Paz entram na reta final em seis municípios do Pará
Obras em Marabá, Bragança, Castanhal, Abaetetuba, Cametá e Capanema estão com mais de 90% concluídas. Ao todo 28 novas usinas estão em construção. O Maior programa de assistência social do Brasil reduz números da violência e oferece mais de 70 serviços gratuitos para população.
O Governo do Pará segue com a expansão das Usinas da Paz em todas as regiões do Estado e prepara a entrega de seis novos complexos ainda em 2024. As obras de construção já estão com mais de 90% concluídas nos municípios de Marabá, Bragança, Castanhal, Abaetetuba, Cametá e Capanema.
Considerado um dos maiores programas de cidadania e assistência social do Brasil, as Usinas da Paz são complexos multifuncionais que oferecem mais de 70 serviços gratuitos à população, como cursos profissionalizantes, serviços de emissão de documentos, reforço escolar, eventos e outras ações de cidadania, esporte, saúde e lazer. Atualmente, nove Usinas já estão em pleno funcionamento, nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Conforme a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, 28 Usinas da Paz estão em construção, atualmente, e a expectativa é de que, até o final de 2026, o Pará tenha 40 novos complexos espalhados pelos municípios polos de todas as regiões de integração do Estado.
Obras avançadas – Os projetos de construção das Usinas da Paz dos municípios de Marabá (99%), Bragança (97%), Castanhal (97%), Abaetetuba (97%), Cametá (97%) e Capanema (91%) já estão em finalização, com etapas de fundação, superestrutura, alvenaria de vedação e cobertura já finalizadas.
Atualmente as equipes trabalham na finalização dos projetos e instalação de sistemas elétricos, hidrossanitários, de segurança e de refrigeração que vão garantir qualidade e conforto nos atendimentos.
Expectativa – O aposentado Antônio Lima de Souza, que mora com a família na Avenida Paraíso, próximo do local que está sendo erguida a nova UsiPaz de Marabá, vive a expectativa pela nova Usina da Paz e conta que resolveu se mudar definitivamente para o local, após saber da construção.
“Eu comprei essa casa para ficar perto desse espaço. A gente sabe que isso vai ter futuro e espera que traga desenvolvimento para o nosso bairro e muitas coisas boas para a população daqui. Com certeza vai ser muito bom”, disse Antônio Souza.
Fonte: Agência Pará.