TCMPA Lança Painel para Retomada de Obras na Educação
Ferramenta visa concluir obras de creches, escolas e quadras esportivas em todo o estado.
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) lançou o painel “Retomada de Obras”, um novo serviço que fornece um panorama em tempo real das obras paralisadas e inacabadas na área da educação. Este projeto visa permitir a retomada e conclusão das obras através do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Ferramenta Disponível no Portal do TCMPA
A nova plataforma está acessível no Raio-X dos Municípios, no portal do TCMPA, e foi apresentada oficialmente durante a 35ª Sessão do Pleno pelo presidente do Tribunal, conselheiro Antonio José Guimarães. Segundo o presidente, esta iniciativa representa um passo significativo no monitoramento e avaliação de políticas públicas, especialmente na educação municipal, um setor que necessita de grande atenção e cuidado.
Importância do Monitoramento de Obras Educacionais
Antonio José Guimarães ressaltou a importância do painel para a melhoria da qualidade de vida dos paraenses. “Parabenizo todas as equipes técnicas envolvidas, assim como o apoio sempre incondicional de todos os conselheiros e conselheiras para que, cada dia, avancemos ainda mais na entrega de serviços que atendam ao nosso povo e melhorem a qualidade de vida dos paraenses, em todas as regiões do nosso Estado”, afirmou.
Detalhamento das Obras Paralisadas
O painel “Retomada de Obras” apresenta um mapa detalhado sobre o andamento das obras de creches, escolas e quadras esportivas em cada município do Pará. A ferramenta fornece informações sobre a documentação necessária e o investimento estimado para a conclusão das obras.
Expectativa de Retomada de Obras
Das 422 obras paralisadas em 100 municípios paraenses, 27 já foram aprovadas pelo FNDE e aguardam o prosseguimento dos processos de licitação para a retomada dos trabalhos. Esta ação representa um avanço importante na infraestrutura educacional do estado, com potencial para beneficiar milhares de estudantes e comunidades.
Fonte: TCM-PA