TCE-PA participa da terceira edição da Cúpula do SAI20
Iniciou nesta segunda-feira (17) a Conferência Anual do SAI20, que integra o grupo das instituições superiores de controle do G20. O encontro está sendo realizado em Belém e reúne líderes e especialistas de países e nações convidadas até terça-feira (18).
Durante a reunião será elaborado o documento conjunto (communiqué) do SAI20. O objetivo é apresentar recomendações aos líderes do G20 sobre temas sobre financiamento climático, transições energéticas e políticas de combate à fome e à pobreza.
Em seu pronunciamento na abertura oficial, o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Bruno Dantas, ressaltou a necessidade dos países adotarem abordagens unificadas e com interconexões globais.
“A interconexão entre as mudanças climáticas e a fome no mundo é um lembrete da necessidade urgente de abordagens integradas e sustentáveis para mitigar os impactos climáticos e garantir a segurança alimentar”, afirmou.
O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participou da abertura do evento, representada pela Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes. A Conselheira Daniela Barbalho também prestigiou a solenidade.
O primeiro dia contou com a participação Ministro das Cidades, Jader Filho; o Governador do Estado, Helder Barbalho; e o Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, Antonio José Guimarães.
O G20
O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.
O grupo SAI20 do G20 foi estabelecido em 2022, durante a presidência da Indonésia no G20 e ainda apoia as ISC membros a se prepararem para o futuro diante das rápidas mudanças nos ambientes de auditoria.
Fonte TCE-PA