Início da Construção da Avenida Liberdade Marca um Novo Capítulo na Mobilidade Urbana de Belém
O Governo do Pará deu início, neste sábado (15), à construção da Avenida Liberdade, uma via expressa projetada para transformar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém (RMB). O projeto foi oficializado com a assinatura da Ordem de Serviço pelo governador Helder Barbalho, em um evento que contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, além de outras autoridades estaduais e municipais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra).
A Avenida Liberdade, que começa ao lado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e se estende até a Alça Viária, em Marituba, promete ser uma rota alternativa crucial para o tráfego, especialmente para o transporte de cargas oriundas do sul do Pará e do Baixo Tocantins. Esta via expressa não apenas criará uma alternativa para as congestionadas Rodovia BR-316 e Avenida Almirante Barroso, mas também acelerará a obra e reduzirá o impacto ambiental por evitar áreas de proteção ambiental e acompanhar o linhão da Eletronorte.
Durante o lançamento, o governador destacou a importância histórica da obra, ressaltando que “é uma das mais importantes obras de mobilidade do Estado do Pará”. A construção da Avenida Liberdade é vista como uma medida fundamental para a sustentabilidade e eficiência da infraestrutura de transporte regional.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, explicou que a nova avenida é projetada para reduzir significativamente o tempo de deslocamento e os congestionamentos nas principais vias da RMB. A infraestrutura da via incluirá modernidades como passagens de fauna, barreiras acústicas, e iluminação solar na ciclovia, garantindo uma abordagem ecológica ao desenvolvimento urbano.
A Avenida Liberdade terá 13,30 quilômetros de extensão, com duas faixas em cada sentido e acostamentos amplos. A infraestrutura adicional incluirá videomonitoramento de tráfego, barreiras laterais para impedir o acesso de pedestres, três viadutos e uma ponte sobre o Igarapé Aurá, além de ciclovias com pavimento ecológico.
Os residentes locais estão ansiosos pelo impacto positivo da nova via. Rodrigo Sousa, um servidor público, expressou seu entusiasmo com a redução esperada no tempo de viagem, enquanto Rosa Lima, moradora do bairro da Terra Firme, antecipa uma melhora significativa em suas frequentes viagens para o nordeste paraense. Kamila Sousa e Ana Garcia, também moradoras da região, compartilharam sentimentos semelhantes sobre os benefícios esperados em termos de redução do congestionamento.
Este projeto não só visa melhorar a mobilidade e qualidade de vida na RMB, mas também representa um compromisso com a modernização e a sustentabilidade da infraestrutura de transporte, configurando-se como um marco para a região de Belém.