Unidade Fluvial disponibiliza atendimento de saúde integral à população das ilhas de Belém

Moradores das ilhas de Belém começaram a receber atendimento médico pela Unidade Básica de Saúde Fluvial Camilo Viana, que fez a primeira viagem de atendimento no esquema Saúde da Família nesta segunda-feira, 10. O serviço começou pela Ilha de Jutuba e o prefeito Edmilson Rodrigues acompanhou a primeira viagem. Cerca de quatro mil pessoas residem na região das ilhas de Belém e serão beneficiadas.

A UBSF foi inaugurada em 2022 e realizou um importante trabalho de atendimento emergencial para os afetados pela covid-9 nas ilhas, oferecendo suporte e retaguarda aos ribeirinhos. Agora, a UBSF foi incluída no atendimento do Programa Saúde da Família e durante três semanas do mês percorrerá as ilhas de forma contínua com atendimento médico, odontológico, vacinação, consultas de enfermagem, exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), educação em saúde e controle de doenças endêmicas. A UBSF também fará a distribuição dos medicamentos prescritos.

Esperança – O pescador Joel Albuquerque, de 35 anos, ficou feliz em receber atendimento na ilha. “A gente que mora aqui, em Jutuba, tem muita dificuldade para conseguir atendimento porque é preciso  parar o trabalho pegar um barco até Belém e perder um dia ou mais”, contou o pescador. Ele acrescentou, que seu pai tem catarata e que estava muito difícil conseguir atendimento. “Saber que o médico vem aqui, que podemos fazer muitas coisas sem sair da ilha é maravilhoso”, celebra Joel. 

Compartilhado – O investimento no atendimento da UBSF é de R$ 200 mil por mês, divididos de forma igualitária entre Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, informa  o secretário, Pedro Anaisse. 

“Com o aumento do alcance das equipes de saúde da família, que cresceram de 21% para 85% de alcance da cidade, as equipes de Saúde da Família também poderão chegar até às ilhas com a Unidade Básica de Saúde da Família Fluvial Camilo Viana. O cronograma trabalhado pela UBSF vai permitir  que todas as comunidades tenham atendimento continuado, com um investimento compartilhado”, explica o secretário. 

Atendimento de forma completa

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reforça que a UBSF é completa. “Tem alojamento para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, mas tem também laboratório, sala de coleta de material, dois consultórios de enfermagem, um consultório médico, um consultório odontológico modernamente equipado, sala de vacinação, farmácia, enfim, tudo o que uma unidade de saúde dispõe para atender de forma completa a população das ilhas. É uma política pública que dá visibilidade para as pessoas que vivem nas ilhas”, ressalta o prefeito. 

A Unidade Fluvial atende nove comunidades ribeirinhas, nas quais residem cerca de quatro mil pessoas. Essas comunidades estão localizadas na Ilha Grande, Ilha Nova, Ilha de Jutuba, Ilha do Paquetá e Ilha Urubuoca. A  UBSF Camilo Viana é completa com recepção, banheiros, sala de procedimentos, consultórios odontológicos e de enfermagem, sala de vacinação, sala de esterilização, consultório médico, coleta de laboratório, refeitório, cozinha, lavanderia e alojamento para os profissionais de saúde. Todos os ambientes são climatizados, têm móveis e equipamentos que oferecem, ambiente confortável para pacientes e equipe profissional.

Fonte: Agência Belém

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »