Governador Helder Barbalho Participa de Seminário Sobre Resiliência Climática e Descarbonização em São Paulo

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta segunda-feira, 3 de junho, do seminário “Meio ambiente: resiliência climática e descarbonização”, promovido pelo jornal Folha de São Paulo. No evento, Barbalho destacou os esforços do estado para fortalecer a bioeconomia como uma nova vertente socioeconômica, além de avançar em concessões para a conservação e recuperação de Unidades de Conservação e na comercialização de créditos de carbono.

Durante sua fala, Helder Barbalho explicou que a estratégia de descarbonização do Pará inclui o controle dos desmatamentos e a implementação de políticas públicas voltadas ao uso equilibrado e socioambiental do solo. O governador também mencionou que o Governo do Pará tem uma agenda transversal focada no desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

A agenda que o Governo do Pará tem buscado é tratar o carbono como nova commodity. É com o fortalecimento da agenda de concessões, seja de florestas, seja concessões de restauro para recuperação da cobertura florestal. Outra prioridade é garantir que a bioeconomia seja uma nova vocação para o Estado do Pará.”

Afirmou o governador.

Helder Barbalho também adiantou como o governo pretende aplicar os recursos obtidos com a venda de créditos de carbono. “O objetivo é direcionar estes recursos para os povos da floresta, para as comunidades tradicionais, aos povos indígenas, aos povos quilombolas, aos povos extrativistas, aos povos ribeirinhos, para a agricultura familiar, e a menor fatia caberá ao ente público, ao Estado”, informou.

O seminário “Meio ambiente: resiliência climática e descarbonização” foi realizado na sede do jornal Folha de São Paulo, abordando debates essenciais em um mundo profundamente afetado pelas mudanças climáticas, como a resiliência das cidades e a eletrificação da frota de veículos.

Além do governador paraense, participaram por videochamada a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e presencialmente o repórter da Folha especializado na cobertura de meio ambiente, João Gabriel, representantes da BYD, além de técnicos e estudiosos.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »