Belém sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Evento reunirá prefeitos e especialistas para discutir inovações na gestão pública.

Belém será palco, na próxima quarta-feira (5), do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, evento focado em tecnologia e inovação para o desenvolvimento dos municípios paraenses. Com o apoio da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP), a iniciativa é promovida pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Belém, através da Cinbesa – Companhia de Tecnologia da Informação de Belém. O evento acontecerá no Palácio Antônio Lemos, reunindo prefeitos, gestores, servidores e especialistas.

Antônio Paracampo, diretor-presidente da Cinbesa, destacou a importância de Belém sediar o evento para promover o compartilhamento de conhecimentos sobre tecnologias em benefício da sociedade. “Trazer esse tipo de evento garante que a população ‘veja’. A transparência mostra o que um governo está realizando para atender a uma demanda específica e o fortalecimento de cidades digitais e inteligentes garante maior eficiência na prestação de serviços públicos”, afirma Paracampo.

José Marinho, diretor da RCD, enfatiza que o Fórum é o primeiro evento presencial da Rede Cidade Digital no Pará. O objetivo é promover um ambiente de interação e acesso a diversas soluções tecnológicas para melhorar o atendimento ao cidadão. “A pandemia intensificou a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e inovação”, observa Marinho.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades, e devem ser feitas pelo site sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

COP-30, um desafio para Belém

O prefeito Edmilson Rodrigues ressalta a importância do Fórum para a preparação de Belém para a COP-30. “Belém tem um desafio muito importante e queremos contar com o Fórum de Cidades Inteligentes e as instituições dessa rede. Em 2025, Belém vai sediar a conferência sobre o clima da ONU, a COP-30, o que exige conexões sobre diversas dimensões da vida urbana. Uma das estratégias centrais do planejamento é tornar Belém uma Inteligente Metrópole Amazônica da Inovação”, afirma Rodrigues.

Prefeitos Inovadores

Durante o Fórum, a Rede Cidade Digital realizará a entrega do título de Prefeito Inovador 2024 da região de Belém. Serão considerados diversos fatores para a seleção e reconhecimento, incluindo o uso estratégico da tecnologia na gestão pública, a melhoria na prestação de serviços e a qualidade de vida dos cidadãos, bem como o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Os gestores terão acesso a soluções desenvolvidas por empresas como 1Doc, Aprova, Portal de Compras Públicas e Layout Sistemas.

Com informações da Agência Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »