Pará

Senador Jader reforça luta por hospital universitário em Marabá

O senador Jader Barbalho (MDB) aderiu ao esforço da comunidade acadêmica da região Sul e Sudeste do Pará em prol da construção de um hospital universitário. A proposta – levada por um grupo de professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), liderados pelo reitor interino, professor Denilson da Silva Costa – é que o novo hospital possibilite a aprovação de um curso de medicina cuja solicitação tramita no Ministério da Educação, também seja um reforço no atendimento da saúde local. O senador encaminhou a proposta para o gabinete do ministro da Casa Civil do Governo, Rui Costa, reforçando a carência de leitos hospitalares na região e a necessidade urgente de um curso de medicina em uma instituição pública.

No documento encaminhado ao Palácio do Planalto, Jader Barbalho destaca que, embora detenham um dos maiores níveis de geração de dólares por habitante no Brasil, o Sul e Sudeste do Pará apresentam uma estrutura de atendimento de alta e média complexidade insuficiente para atender aos moradores locais.

“A região contribuiu com mais de 200 bilhões de dólares para as reservas internacionais do Brasil, por meio da exportação de minerais, mas, recebe o pagamento de royalties muito abaixo dos padrões encontrados em outras regiões minerais de países que, assim como o Pará, exportam minério de ferro”, explicou o senador. Jader lembrou que, nos últimos 30 anos, nenhuma significativa compensação por parte do governo federal tem sido destinada para permitir investimentos estruturantes na área da infraestrutura hospitalar.

O senador, que já governou o Pará, ressalta que a região Norte, como um todo, tem o menor número de leitos de UTI do país, com 2.082 leitos para uma população total de 17,3 milhões de habitantes, sendo 1.331 no sistema de saúde pública e cerca de 750 no sistema de saúde privada. É a menor proporção de leitos de UTI por habitantes, com 0.9 leito por grupo de 10 mil habitantes, sendo que, no Brasil, essa média é de 2,2 leitos.

“Essa realidade aflige a todos que vivem na região, sobretudo no Sul e Sudeste do Pará, responsável pela contribuição de 65% do total de 328 bilhões de dólares das reservas internacionais do país, de acordo com dados do Banco Central de março de 2023. A contribuição do Pará, ao longo dos últimos 31 anos, foi de US$ 216 bilhões”, destaca o senador.

Jader explica que o Hospital Universitário será um importante eixo de promoção da qualidade de vida e garantia de saúde aos brasileiros que vivem no Sul e Sudeste do Pará. “Será também o centro formador de novos profissionais das áreas da saúde, de produção, de pesquisas e conhecimento, tendo em vista que no próximo ano será aberto o curso de medicina na respectiva universidade”, lembra.

No pedido feito ao ministro, o parlamentar solicita que a construção do Hospital Universitário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Unifesspa, no em Marabá, seja através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ou de outra forma de investimento, “tendo em vista ser esta a minha prioridade número um no Estado do Pará, devido a sua urgência e importância para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população daquela região do meu estado”.

No ofício encaminhado à Casa Civil, Jader Barbalho enfatiza ser inadiável atender a demanda de uma das regiões mais ricas do Brasil. “Inadiável é, pois, promover a compensação meritória da população da região Sul e Sudeste do Pará. Dito isso, apresento à Vossa Excelência a proposta completa de construção do Hospital Universitário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará em Marabá (Unifesspa), empreendimento que vai atender os mais de 2 milhões de habitantes que vivem na região, sendo que em Marabá residem 1.960.831 moradores”, conclui.

Reprodução www.jaderbarbalho.com.br

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »