TCE-PA Lança Iniciativa para Combate ao Racismo Estrutural no Pará
Novo pacto interinstitucional busca promover equidade racial e desarticular o racismo em diversas frentes de atuação.
O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) lançou o Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, com o objetivo de promover a equidade racial no Pará por meio da cooperação entre várias instituições, com foco em educação e orientação.
Este evento contará com a palestra magna de Lívia Sant’Anna Vaz, Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia, que discutirá “O papel das organizações públicas na promoção da equidade e na desarticulação do racismo estrutural”.
Haverá também uma mesa redonda sobre Letramento Racial e instrumentos para desarticular o racismo, criando um fórum para discussão e compartilhamento de práticas eficazes contra desigualdades raciais.
Confira a programação completa clicando aqui.
O Pacto Pró-Equidade Racial busca estabelecer uma rede de apoio e conscientização entre os participantes, desenvolvendo estratégias para combater o racismo em todas as suas formas. As iniciativas serão focadas principalmente em diversidade, inclusão, equidade racial e na conscientização para desarticular o racismo.
Com a colaboração das instituições envolvidas, o pacto almeja disseminar boas práticas e, quando possível, compartilhar recursos para reforçar ações educativas que ajudem a diminuir as desigualdades raciais e a ampliar o diálogo interinstitucional.
Acesse o texto da Resolução que instituiu o Pacto aqui.
Nesse cenário, o TCE-PA desempenhará um papel crucial, assegurando que as ações públicas estejam alinhadas aos princípios do pacto e fomentem a cidadania ativa.
Com informações do TCE.