Belém e COP-30: Preparando o Futuro Através da Qualificação Profissional
A busca por qualificação profissional e o desejo de empreender têm transformado a vida de muitos belenenses, como é o caso de Adriana Martins, uma autônoma de 51 anos. Adriana é uma das beneficiadas pelo programa “Donas de Si”, uma iniciativa da Prefeitura de Belém em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que oferece cursos de modelagem e outras áreas técnicas.
Na noite de segunda-feira, 2, ocorreu a aula inaugural das novas turmas do programa, marcando o início de um caminho promissor para 160 participantes. Com um investimento de R$ 701.700,00, a Prefeitura contratou 35 cursos do Senai, disponibilizando um total de 700 vagas até março de 2025.
O prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou a importância desses cursos para proporcionar oportunidades a quem está fora do mercado de trabalho, permitindo que as pessoas se qualifiquem e empreendam com dignidade.
Um dos grandes objetivos desse esforço educacional é preparar a população para as oportunidades que surgirão com a realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em Belém, em novembro de 2025. Adriana Martins vê na COP-30 uma chance de expansão para o setor de modelagem, especialmente na fabricação de uniformes para hotéis e empresas.
As aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, têm duração média de três meses. Paulo Soares, aluno do curso de mecânico de refrigeração e climatização, vê no programa uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho, mesmo aos 61 anos.
Além dos cursos mencionados, o pacote inclui construção civil, moda upcycling (sustentável), costura industrial, produção de uniformes, manutenção de máquinas de costura, mecânica de motores marítimos, entre outros.
Dário Lemos, diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, enfatizou a parceria com a Prefeitura e o impacto positivo na vida dos alunos. Georgina Galvão, coordenadora do Banco do Povo, destacou que os certificados são reconhecidos internacionalmente, permitindo atuação em Portugal e países do Mercosul.
Este programa é um exemplo de como a educação e a parceria entre instituições podem abrir portas para um futuro mais próspero e sustentável.
Com informações da Agência Belém.