Projeto de Tradução Simultânea em Libras Visa Revolucionar o Atendimento ao Consumidor e Promover Inclusão Social
Dados revelam que 5% da população brasileira tem alguma deficiência auditiva, incluindo mais de 10 milhões de pessoas com deficiência significativa e 2,7 milhões com surdez profunda, que não ouvem absolutamente nada. Diante desse cenário, uma empresa brasileira, dedicada a melhorar a comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva, desenvolveu um projeto inovador. O objetivo é aprimorar o atendimento em locais como bancos, hospitais, consultórios médicos e cartórios, proporcionando uma recepção mais humanizada.
Focada em transformar o atendimento a esse público, a empresa lançou o ICOM, a principal plataforma de tradução simultânea de Libras do mercado. Desenvolvida pela AME, essa ferramenta permite que as empresas comuniquem-se com o cliente surdo em sua própria língua, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de videochamadas em tempo real com intérpretes de Libras. O ICOM representa um avanço significativo em acessibilidade e inclusão social, tanto para negócios que desejam conectar-se melhor com o cidadão surdo quanto para aqueles que empregam pessoas surdas.
Além de facilitar o acesso a serviços, o projeto busca trazer mais humanidade e inclusão social, combatendo o constrangimento que muitas pessoas com deficiência enfrentam ao procurar atendimento adequado. A dificuldade no acesso a serviços adequados é uma barreira diária, que impede a plena inclusão dessas pessoas na sociedade.
Sobre Cid Torquato
Cid Torquato, CEO do ICOM Libras, é um advogado formado pela Faculdade de Direito da USP com uma trajetória rica e diversificada. Passou por posições de liderança na Lowe & Partners America Latina e na StarMedia Networks, foi assessor no Ministério do Planejamento durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e é fundador da Camara-e.net, Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Além disso, serviu como Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conselheiro do CONADE – Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência, e Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Membro do CEAPcD – Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Cid tornou-se tetraplégico em 2007, o que o inspirou a escrever o livro “Empreendedorismo sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”. Recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, como o Estado de São Paulo para as Artes 2019, e é um comentarista ativo em direitos das pessoas com deficiência na Rádio Bandeirantes, além de consultor em acessibilidade.