TCE-PA Participa de Evento de Capacitação em Transparência Pública em Santa Catarina

Entre os dias 12 e 14 de março, Florianópolis (SC) reuniu integrantes dos Tribunais de Contas (TCs) de todo o Brasil. O foco do encontro foi o treinamento para o 3º Ciclo do Programa Nacional da Transparência Pública (PNTP), uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Com o objetivo de avaliar e aprimorar os Portais da Transparência dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – além dos próprios TCs, Ministério Público, Defensorias Públicas e da Administração Indireta nas esferas federal, estadual e municipal.

A sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) foi o local escolhido para as atividades, que se estenderam até o fim da tarde do último dia do evento. A abertura contou com palavras do Coordenador-Geral do PNTP, Conselheiro Antonio Joaquim, do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT), que destacou a urgência em aperfeiçoar a transparência na gestão pública. Uma revelação preocupante foi compartilhada: um levantamento recente mostrou que somente 58% dos portais analisados atingem um nível considerado aceitável de transparência. “Estamos apenas na metade do caminho”, alertou Joaquim.

O evento também serviu como uma oportunidade para atualizar as equipes dos TCs sobre os materiais e diretrizes para o ciclo de avaliação de 2024, além de fomentar o engajamento e a colaboração entre os envolvidos no projeto. Entre os participantes, estavam o Conselheiro Ouvidor do TCE-PA, Odilon Teixeira, e as servidoras do TCE-SC Vitória Bassalo, Vanessa Rocha, Suany Macedo, Viviane Vitor e Jackeline Freitas.

Com informações do TCE-PA.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »