Pará

Abrigo Calabriano recebe visita de conselheiros do TCE-PA

Em visita ao Abrigo Especial Calabriano em Belém, na última sexta-feira, dia 16, a Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes, acompanhada do Conselheiro Luís Cunha, realizou uma visita ao Abrigo Especial Calabriano em Belém, para acompanhamento e avaliação das condições de acolhimento e dos serviços prestados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O Abrigo Especial Calabriano, sob a supervisão de 156 colaboradores, acolhe atualmente 33 crianças, com idade entre 0 e 12 anos, que apresentam transtornos neurológicos. Estas crianças são encaminhadas por diferentes entidades, como o Juizado da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares, Unidades de Referência Especializadas (UREs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) dos municípios.

Na visita, os conselheiros foram recebidos pela Diretora Operacional do abrigo, Soraya Guimarães, e puderam conhecer as instalações, além dos processos de atendimento. O abrigo oferece serviços multidisciplinares que incluem pediatria, neuropediatria, fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e farmacologia, todos integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do seu papel no acolhimento, o Abrigo Especial Calabriano também se destaca pelo tratamento de aproximadamente 350 crianças vindas de outros municípios paraenses. Diariamente, são realizadas 12 diferentes terapias em tempo integral.

Com recursos do estado e a parceria da Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sespa), o abrigo é administrado pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência e Instituto Francisco Perez, sob a direção geral do Padre João Pilotti. As instalações incluem dormitórios, berçários, refeitório, piscina coberta para atividades terapêuticas aquáticas, área de lazer, salas de atividades terapêuticas, farmácia e consultórios da equipe psicossocial e de escuta qualificada.

Fundado em 02 de janeiro de 1962, o Instituto Pobres Servos da Divina Providência foi inspirado nos ideais de São João Calábria. A instituição atua nas áreas de assistência social e educação, englobando três níveis de Proteção Social: Básica, Especial de Média Complexidade e Especial de Alta Complexidade.

A visita dos conselheiros do TCE-PA ao Abrigo Especial Calabriano enfatiza a necessidade de políticas públicas eficazes para a proteção de crianças e adolescentes em situações de risco, garantindo seus direitos e oferecendo cuidados adequados, em linha com os objetivos do Programa Primeira Infância do tribunal.

Com informações do TCE-PA.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »