Belém

Belém inicia os pagamentos dos projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo.

A Prefeitura de Belém lançou seis editais financiados pela Lei Paulo Gustavo, marcando um significativo impulso na promoção das artes na cidade. Esses editais, com foco predominante no audiovisual, contemplam oportunidades para cineastas, músicos, teatrólogos e outros artistas. Quatro deles são direcionados especificamente para o audiovisual, um para múltiplas linguagens e um para premiar mestres da cultura.

O início do pagamento aos mais de 200 proponentes selecionados, iniciaram na semana de 22 de janeiro, com previsão de conclusão até 28 de fevereiro. Esse processo visa apoiar uma diversidade de projetos, que incluem mostras de filmes, cineclubes e a produção de webfilmes. Entretanto, algumas categorias, como os “Seminários Itinerantes sobre Políticas Públicas no Audiovisual” e “Cinema de Rua”, não tiveram propostas selecionadas.

Entre os projetos aprovados, destaca-se o “Cine+Periferia – Obras Paraenses”, de Anderson Dias, que promove exibições gratuitas de obras paraenses em comunidades periféricas, e o webfilme “Uma Carta de Belém”, de Georgiane Abreu, que explora uma Belém futurista e discute questões climáticas globais.

Dados sobre as inscrições, disponibilizados pela Fadesp: 

Edital 05: Formação e Qualificação no Audiovisual, Apoio a Cineclubes, Festivais e Mostras: 51 projetos inscritos. 13 prêmios ofertados.16 projetos selecionados.
Edital 006: Múltiplas Linguagens: 657 projetos inscritos. 98 prêmios ofertados. 98 projetos selecionados.
Edital 007: Produção Audiovisual: 281 projetos inscritos. 54 prêmios ofertados. 54 projetos selecionados.
Edital 008: Apoio às Salas de Cinema: 15 projetos inscritos. 06 prêmios ofertados. 07 projetos selecionados. 
Edital 009: Premiação para Agentes Culturais – Webfilmes: 68 projetos inscritos. 40 prêmios ofertados. 12 projetos selecionados.
Edital 010: Mestres e Mestras: 74 projetos inscritos. 20 prêmios ofertados. 22 projetos selecionados.
Todos os projetos selecionados já estão disponíveis no site da Fumbel. 

Com informações da Agência Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »