Prefeitura de Belém apoia realização do Encontro das Juventudes da América Latina, em 2025
O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou nesta segunda-feira, 22, o termo de intenções para apoio ao Encontro das Juventudes da América Latina (RCoe), que ocorrerá na capital paraense no ano que vem. O evento será realizado em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será sediada em Belém em novembro de 2025. De acordo com a comissão organizadora do encontro, a assinatura do documento é uma resposta da juventude paraense à juventude da América Latina.
As possibilidades e as articulações para a realização do evento começam com a comissão organizadora conversando com os entes governamentais, em busca de apoio.
O prefeito Edmilson Rodrigues garantiu que a organização pode contar com os sistemas da prefeitura. Para isso, colocou à disposição o Fórum Permanente de Participação Popular Tá Selado, o Fórum Municipal Sobre Mudanças Climáticas, a Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) e a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep).
Para o integrante da Comissão Organizadora do RCoe, Jean Ferreira, esse primeiro contato foi bastante promissor. “Essa é uma primeira etapa, para sinalizar que há uma mobilização, há uma organização e há um contato com os governantes da cidade. Serve também para sinalizar para o resto do mundo e para a América Latina que podemos sediar eventos globais, que a gente vai poder garantir serviços do Estado e do Município e para poder dar essa resposta para as outras juventudes”, explica Jean.
Além de Jean Ferreira, representaram o RCoe, Waleska Queiroz, da Cop das Baixadas e da Rede Jandyras, e Carlos Gouveia, do Movimento Seja Democracia e também Cop das Baixadas.
Reprodução Agência Belém.