Belém institui Centro Integrado de Segurança Municipal
O município de Belém vai ter um Centro Integrado de Segurança Municipal (CISM). O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou, nesta segunda-feira, 15, o decreto que cria o centro. O objetivo é proporcionar a troca de informações relacionadas à segurança municipal, assim como o compartilhamento de áreas ou sedes entre os órgãos municipais integrados no CISM.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal (GMB) e Defesa Civil são os órgãos que fazem parte do centro integrado.
Troca de dados e ações
O decreto Nº109.191, assinado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, institui o CISM com a necessidade de promover a integração entre os órgãos que atuam na segurança municipal como um todo, desde troca de dados e ações, até imóveis.
Uma das primeiras ações pós-decreto será o compartilhamento de um imóvel na avenida Senador Lemos para abrigar as sedes principais da Semob e GMB. Com isso, a Prefeitura Belém economizará R$ 160 mil para alocar o quadro de servidores dos setores administrativos dos órgãos.
Otimização de recursos
O prefeito Edmilson Rodrigues destacou que o CISM vai contribuir para a otimização de recursos e a melhoria da segurança municipal. “A integração entre os órgãos de segurança é fundamental para enfrentar os desafios da violência urbana. O CISM vai permitir que a Prefeitura de Belém aproveite melhor os recursos disponíveis e ofereça uma resposta mais eficaz à população”, disse.
Melhoria da segurança
O secretário municipal de Segurança Pública, Uziel Miranda, afirmou que o CISM vai contribuir para a melhoria da segurança municipal. “O centro vai permitir que os órgãos de segurança municipal trabalhem de forma mais coordenada, o que vai resultar em uma resposta mais eficiente a crimes e ocorrências”.
Fonte Agência Belém.