Belém

Belém celebra a reabertura do Palácio Antônio Lemos e do Museu de Arte

O Palácio Antônio Lemos, um marco histórico de Belém, foi reaberto ao público na sexta-feira, 12 de janeiro, como parte das comemorações do 408º aniversário da cidade. A cerimônia de reabertura foi liderada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, que também reinaugurou o Museu de Arte de Belém (MABE), localizado dentro do palácio.

O MABE, que completa 30 anos em 2024, passou por uma reforma completa e agora abriga duas exposições gratuitas: “Belém no acervo Mabe” e “Arte na obra”, disponíveis até 1° de março. O museu estará aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30.

O Palácio Antônio Lemos, tombado em 1942 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi construído em 1860 por José da Gama Abreu, conhecido como “Barão do Marajó”. O prédio passou por uma restauração completa que começou em junho de 2022 e durou 18 meses, com um investimento municipal de R$ 26 milhões.

O prefeito Edmilson Rodrigues enfatizou o compromisso da cidade em preservar seu patrimônio histórico e cultural, e anunciou que o palácio restaurado voltará a ser o gabinete do prefeito. Ele garantiu que o imóvel histórico será bem cuidado e estará aberto à população para visitação.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »