Meio Ambiente

Papa Francisco cancela viagem à Cop28 devido a problemas de saúde

O quadro de gripe e inflamação respiratória leva à suspensão da 45ª Viagem Apostólica do Papa Francisco.

Desde o último sábado, 25 de novembro, o Papa Francisco vem enfrentando um quadro de gripe e uma inflamação do sistema respiratório. Consequentemente, um comunicado emitido pela Sala de Imprensa do Vaticano na noite de terça-feira, 28 de novembro, anunciou o cancelamento da 45ª Viagem Apostólica do Papa, que o levaria a Dubai para a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Cop28).

De acordo com Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, embora haja uma melhora no quadro clínico geral do Santo Padre, os médicos aconselharam contra a viagem planejada. “O Papa Francisco aceitou o pedido dos médicos com grande pesar e, portanto, a viagem foi cancelada”, afirmou Bruni.

A Santa Sé reafirmou o compromisso do Papa e da Igreja Católica com as discussões climáticas globais. O comunicado enfatiza que “o Papa e a Santa Sé continuam dispostos a fazer parte das discussões que ocorrerão nos próximos dias”, e as modalidades pelas quais isso poderá ocorrer serão definidas o mais rápido possível.

Esta decisão reforça a importância da saúde do líder da Igreja Católica e de sua participação ativa em questões globais significativas, como as mudanças climáticas. A expectativa agora se volta para como a Santa Sé participará da Cop28 e as mensagens que serão transmitidas em nome do Papa Francisco.

Com informações do vaticano.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »