Pará

Sespa realiza Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (25)

objetivo é mobilizar o público prioritário antes do período chuvoso.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) convida a população paraense para o Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe), neste sábado (25), em todos os 144 municípios, onde os postos de vacinação vão funcionar das 8h às 17h.

A finalidade é mobilizar os grupos prioritários para que fiquem protegidos antes do período chuvoso no Pará. É a primeira vez que todos os Estados da região Norte iniciam a campanha na frente dos Estados do Sudeste. 

A Campanha de Vacinação começou no dia 13 de novembro e vai se estender até o dia 15 de dezembro, mas é importante que os grupos prioritários tomem logo a dose de proteção garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Belém, a abertura do Dia D pela equipe da Sespa será na Usina da Paz Cabanagem, às 8h. 

“Faço um apelo às famílias paraenses para que atendam ao nosso chamado e levem seus filhos, pais, avós, assim como todas as pessoas dos grupos prioritários para tomarem a vacina e ficarem mais protegidos durante o inverno amazônico”, enfatizou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.

A vacina reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza que ataca os pulmões, o nariz e a garganta e pode se tornar grave principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Grupos prioritários – A meta da Campanha é vacinar 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários, que são os idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade; gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

“A vacinação é a melhor estratégia de prevenção contra a Influenza porque tem capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, que é durante o inverno amazônico, principalmente nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco”, disse a coordenadora estadual de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde.

Jaíra Ataíde ressaltou que este ano o Ministério da Saúde propôs que as ações de vacinação tanto de campanha quanto de rotina sejam realizadas por meio de Microplanejamento. “Isso significa ampliar o acesso à vacinação, considerando as diversidades regionais e realidade de cada município para que consigamos alcançar e resgatar a cobertura vacinal no Pará”, explicou.

Imunizante – A vacina de 2023 produzida pelo Instituto Butantan protege contra três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, complicações e a mortalidade causada por esses três vírus respiratórios, cuja circulação aumenta no período chuvoso entre os meses de novembro e maio.

O imunizante também ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e a descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.

A vacinação envolve as três esferas gestoras do SUS, contando com recursos da União e das Secretarias Estaduais (SES) e Municipais de Saúde (SMS), que trabalham juntas para o êxito da ação.

Serviço: A Usina da Paz Cabanagem fica na Av. Damasco, 47, próximo à estrada do Benjamin.

Reprodução Agência Pará

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »