Pará

TCM-PA e a Educação no Marajó: Um Passo Rumo ao Desenvolvimento

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará organizou o encontro ‘Uma Agenda Comum pela Transformação do Marajó’, reunindo órgãos governamentais, líderes comunitários e pessoas comprometidas em fazer a diferença. O objetivo principal foi discutir e buscar soluções para os desafios educacionais enfrentados pela região do Marajó.

Com uma abordagem integradora, a reunião visou estabelecer conexões entre as lideranças comunitárias do Marajó, conhecedoras das necessidades locais, e os responsáveis pela formulação e implementação de políticas públicas. Essa interação teve como finalidade promover um diálogo franco e efetivo, resultando em ações práticas para melhorar a educação no arquipélago.

Antonio José Guimarães, presidente do TCM-PA, destacou a expansão do papel da instituição para além da análise das contas públicas, incluindo também o acompanhamento dos resultados das políticas públicas. Ele enfatizou os desafios educacionais do Marajó, que influenciam diretamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região.

A vice-governadora Hana Ghassan sublinhou a importância de monitorar o desenvolvimento das crianças desde o nascimento até a idade de alfabetização, garantindo que estejam preparadas para a jornada educacional. Ela enfatizou que uma base sólida é crucial para que os jovens possam transformar positivamente seus futuros e os de suas famílias.

O Governador Helder Barbalho realçou a necessidade de uma colaboração efetiva entre as diversas esferas governamentais e a sociedade civil para aprimorar a educação pública no Pará. Ele ressaltou que esse encontro marca o início de uma parceria intensa e frutífera.

O encontro ‘Uma Agenda Comum pela Transformação do Marajó’ simboliza um passo significativo para a região, representando um esforço coletivo para enfrentar e superar os obstáculos educacionais, com a expectativa de gerar mudanças positivas e duradouras para o Marajó.

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