Guamá Tratamento de Resíduos
Nota de Posicionamento:
A Guamá Tratamento de Resíduos, responsável pelo recebimento de resíduos sólidos dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, esclarece que a interrupção dos serviços, na segunda-feira (30/10), foi informada antecipadamente à Prefeitura da Capital diante do esgotamento das tentativas de resolução de um acúmulo de dívida com valor superior a R$ 15 milhões – fatos comunicados também ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).
O serviço foi restabelecido após proposta de pagamento dos meses atrasados. A empresa esclarece que não é responsável pela coleta do lixo nas ruas das três cidades, que é feita pelas respectivas prefeituras.
Ao longo do seu funcionamento, o Aterro Sanitário de Marituba, operado pela Guamá, já recebeu, tratou e isolou do meio ambiente 3,5 milhões de toneladas de lixo doméstico. Foram investidos R$ 150 milhões para dar excelência à estrutura, que entre outros avanços, gera, a partir do gás retirado do lixo, energia limpa suficiente para abastecer 2500 casas.
Após o encerramento das operações de recebimento desses materiais, a empresa continua firme com o seu compromisso de manter as medidas de manutenção e controle ambiental, como o gerenciamento de chorume e biogás, por até 20 anos, de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Entretanto, compete exclusivamente ao Poder Público a decisão sobre a localização de um novo aterro, bem como a definição da empresa que fará a sua gestão.
Desde 2019, a empresa alerta o Poder Público sobre a necessidade de cumprimento dos acordos judiciais firmados e de instalação de uma nova unidade de tratamento de resíduos da região metropolitana.
Belém, 03 de novembro de 2023.