BRT Metropolitano tem entrega prevista para 2024
O aguardado desfecho de uma longa história de transporte no Pará está próximo. Após 33 anos desde a assinatura do convênio para os estudos iniciais, o BRT Metropolitano está prestes a se tornar realidade. Iniciado efetivamente em 2019, o projeto tem previsão de entrar em operação experimental no início do próximo ano, prometendo revolucionar o cotidiano da BR 316, vital para a mobilidade na capital paraense.
A expectativa é alta entre os 2,5 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Belém (RMB), quase um terço da população do estado. O projeto, considerado o mais significativo em termos de transporte público na região nos últimos 100 anos, visa não apenas reduzir os extensos engarrafamentos diários, mas também melhorar a qualidade de vida dos usuários, com ônibus menos lotados e viagens mais rápidas entre os municípios.
A pandemia de covid-19 impactou o cronograma original, atrasando a conclusão que estava prevista para o ano passado. No entanto, as mudanças já são visíveis na BR 316, que está sendo transformada de rodovia urbana para avenida. As obras incluem a substituição de tubulações para melhor drenagem, visando eliminar os pontos de alagamento, e a instalação de novas passarelas de metal e concreto, aumentando a segurança e acessibilidade para pedestres, incluindo idosos, grávidas, deficientes físicos e ciclistas.
O BRT Metropolitano, com 10,7 km de extensão, ligará Belém a Marituba, incluindo faixas exclusivas para ônibus convencionais que estenderão o serviço até o centro da capital. Financiado pelo Governo do Estado e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o projeto não se limita à infraestrutura viária. Ele abrange também a construção de ciclovias, calçadas, nova iluminação e arborização, além de 13 estações de passageiros, passarelas, um viaduto e dois terminais de integração.
O Centro de Controle Operacional (CCO) será o ‘coração’ do BRT, monitorando em tempo real o funcionamento do sistema e das linhas de ônibus “alimentadoras”. Com capacidade para transportar 187 mil passageiros por dia útil, o BRT promete reduzir significativamente o tempo de viagem, oferecendo ônibus confortáveis, equipados com ar condicionado, wifi, GPS e câmeras de segurança. A integração tarifária permitirá aos usuários realizar todo o trajeto com uma única passagem, disponível para compra em diversos pontos, incluindo online.
Este projeto não apenas melhora o transporte, mas também representa um avanço na qualidade de vida, segurança e acessibilidade para a população do Pará, marcando um novo capítulo na história do transporte público da região.
Com inforções do nosso parceiro www.diariodopara.dol.com.br