Ministro Jader Filho destaca ações para combater estiagem no oeste paraense
Em meio a um cenário global de mudanças climáticas, fenômenos como o El Niño e o aquecimento anormal das águas do Oceano Atlântico têm causado impactos sem precedentes na Amazônia. Uma das consequências mais alarmantes é a seca de rios e lagos, resultando em uma estiagem inédita na região. Esta situação tem preocupado autoridades e comunidades locais, que buscam soluções para enfrentar os desafios emergentes.
O ministro das Cidades, Jader Filho, tem se mostrado proativo na busca por medidas de enfrentamento. Recentemente, ele se reuniu com o deputado federal Henderson Pinto e o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, para debater estratégias. Segundo Jader Filho, em declaração nas redes sociais, já foram acionadas diversas autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros André de Paula e Waldez Góes. Este último, responsável pela Integração e Desenvolvimento Regional, tem a intenção de declarar estado de calamidade, facilitando a chegada de auxílio a Santarém e região.
Além dessas ações, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, está empenhado na elaboração de uma Medida Provisória com o objetivo de socorrer a população afetada. O governador Helder Barbalho também tem estabelecido diálogos com o Governo Federal, buscando agilizar o atendimento necessário. “É com diálogo e muita união que iremos mitigar os danos sofridos pela população do Baixo Amazonas”, ressaltou Jader Filho.
Uma das propostas mais significativas em discussão é a inclusão do Pará na Medida Provisória que institui um auxílio emergencial. Este benefício visa atender os estados afetados pela intensa estiagem, com especial atenção aos pescadores, um dos grupos mais vulneráveis neste contexto.
Com informações do nosso parceiro dol.com.br