Belém

Belém, Boa Vista e Caxias do Sul: vanguarda da transformação digital urbana

Belém avançou para a segunda etapa do programa de cooperação técnica para a digitalização de cidades brasileiras. Este programa, uma iniciativa conjunta do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do Consórcio Latin America Smart Cities, visa transformar cidades brasileiras em centros urbanos inteligentes, focados em conectividade, inovação tecnológica e, acima de tudo, sustentabilidade.

Dentre as cidades participantes, Belém, juntamente com Boa Vista e Caxias do Sul, destacou-se por suas iniciativas proativas. Em uma reunião recente, organizada pela Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa), servidores de diversos órgãos municipais elegeram seis itens prioritários, dentre quinze propostos pelo consórcio, para serem considerados como pautas de investimento.

O prefeito Edmilson Rodrigues, ao ser apresentado ao diagnóstico e ao portfólio de projetos prioritários, expressou sua satisfação com as iniciativas. Estas propostas abrangem áreas vitais como saúde, educação, acessibilidade e mobilidade urbana sustentável. Além disso, contemplam a futura implementação de transportes ecológicos e sistemas de wi-fi.

O Programa Belém Inteligente, em execução desde junho de 2022, tem como objetivo captar recursos financeiros externos para inovação e tecnologia, melhorando a governança e o atendimento ao público. Esta iniciativa é um reflexo do compromisso da cidade em se adaptar às demandas modernas, garantindo eficiência e sustentabilidade.

Em uma reunião realizada no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (Codem), os pontos prioritários foram discutidos e serão incluídos na Carta Consulta, permitindo à Prefeitura solicitar financiamento para o programa de cidades inteligentes. Esta ação visa a implementação de uma cidade digital em Belém, preparando-a para eventos globais como a COP-30.

Marcelo Facchina, diretor em Cidades Inteligentes e Governo Digital do Banco CAF, e Vitor Amuri Antunes, sócio-diretor da Spin, elogiaram a dedicação e o engajamento de Belém no programa. Com a próxima etapa focada no aprofundamento dos projetos selecionados, a expectativa é que, até o final de 2023, a Carta Consulta seja elaborada e submetida à Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento (Cofiex).

Com informações da Agência Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »