Guerra entre Israel e Hamas pode prejudicar COP28
À medida que a COP28 se aproxima, a conferência climática da ONU prevista para começar em 30 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o cenário geopolítico global apresenta desafios significativos para as negociações. Especialistas indicam que o recente conflito entre Israel e o Hamas pode desviar a atenção das questões climáticas, assim como a invasão da Ucrânia pela Rússia fez em 2022. Naquela ocasião, a necessidade de segurança energética levou a um aumento no consumo de carvão por países europeus, um combustível mais poluente do que o gás fornecido pelos russos.
Rubens Ricupero, diplomata e ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente, expressa preocupação de que a prioridade das questões ambientais seja novamente reduzida, dificultando a obtenção de um consenso nas negociações. O conflito no Oriente Médio também pode desencorajar a pressão sobre os produtores de petróleo para reduzir a produção, potencialmente levando a um aumento na produção para evitar a inflação dos preços.
Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, destaca que a COP já enfrenta desafios internos, como a falta de financiamento dos países ricos para reparar danos climáticos em países pobres e a necessidade de metas mais ambiciosas. Eduardo Viola, professor de relações internacionais, observa uma mudança no foco global da transição energética para a segurança energética, o que pode favorecer o uso de combustíveis fósseis.
Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, ressalta que, apesar dos desafios, a agenda da COP28 já foi definida e os pontos centrais do evento serão discutidos. As tensões no Oriente Médio, juntamente com o papel proeminente dos Emirados Árabes Unidos na indústria do petróleo, levantam questões sobre as expectativas para a conferência.
Finalmente, questões de segurança são uma preocupação, dada a proximidade do evento ao conflito. No entanto, a organização da COP28 está confiante na realização segura da conferência. A situação atual também pode influenciar as futuras edições da COP, com a COP29 enfrentando desafios de localização devido a tensões geopolíticas.
Com informações do portal thmais.