TCE-PA: A inclusão faz parte da celebração na 13ª Exposição ‘Canoas de Promesseiros 2023’
- Exposição Canoas de Promesseiros 2023 - “a inclusão embarca aqui” Exposição: De 2 a 16 de outubro Local: Espelhos d’água do prédio-sede do TCE-PA (Travessa Quintino Bocaiúva, esquina com a avenida Nazaré. Bairro de Nazaré. Belém-Pará)
Em outubro, a cidade de Belém se ilumina com devoção e fé para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior celebração católica do mundo. Dentre as variadas homenagens que permeiam a cidade, destaca-se a 13ª Exposição ‘Canoas de Promesseiros 2023’, que neste ano traz o tema “A inclusão embarca aqui”. Este tema visa incentivar uma maior participação de pessoas com espectro autista nas atividades relacionadas à festa religiosa.
Os barquinhos de miriti, que são colocados no espelho d’água do edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado do Pará, localizado na esquina da travessa Quintino Bocaiuva com a avenida Nazaré, fazem referência à Procissão Fluvial, uma das romarias que integram a programação do Círio. Eles destacam o trabalho dos artesãos de Abaetetuba, que confeccionam as peças, tornando-se um dos símbolos mais expressivos do período nazareno.
A exposição, idealizada pelo Conselheiro aposentado do TCE, Nelson Chaves, encanta todos que passam pelo entorno do prédio-sede, especialmente durante a trasladação, no sábado, e a grande procissão, que ocorrerá no dia 8 de outubro. Após o término da exposição, no dia 16 de outubro, os barquinhos de miriti serão doados a alunos da rede pública estadual de ensino.
Este ano, sob a temática de inclusão, o TCE disponibilizou 60 das 200 miniaturas para serem pintadas por crianças autistas na Oficina de Brinquedos de Miriti, atividade que faz parte da ‘Manhã dos Eleitos’, evento realizado pela Diretoria da Festa de Nazaré. As crianças tiveram a chance de pintar os brinquedos de miriti, estimulando criatividade, coordenação motora fina e outras habilidades sensoriais.
Com informações do TCE-PA