Meio Ambiente

Número de afetados por chuvas em 2022 é o maior em dez anos

O Brasil enfrentou em 2022 o ápice de desastres relacionados a chuvas em uma década, afetando 890.188 pessoas e registrando 2.576 ocorrências de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Esses dados, provenientes do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), representam um aumento de 150% em comparação com 2012. O S2iD é alimentado por informações de governos estaduais e municipais e foi instituído em 2012, tornando-se obrigatório em 2013 para o reconhecimento federal de situações de emergência ou estado de calamidade.

O aumento na frequência desses eventos é um indicativo dos efeitos do aquecimento global, conforme observado pelo físico e professor da USP Paulo Artaxo. Ele cita os relatórios do IPCC, que preveem um aumento na concentração de chuvas, fenômeno já observado em diferentes partes do mundo, como Líbia, Rio Grande do Sul e China. A relação entre eventos climáticos extremos e as mudanças climáticas é estudada por meio de estudos de atribuição, que analisam dados e projetam cenários com e sem os níveis atuais de carbono na atmosfera.

Jader pede urgência em projeto que prevê recursos de prevenção para desastres.

O enfrentamento desses desafios requer ações imediatas e estratégicas, como o cumprimento das metas de redução de emissões de carbono acordadas na COP de Glasgow em 2021 e o uso eficiente da ciência pré-desastre existente. O envolvimento das comunidades e a confiança nos sistemas de alerta são fundamentais para a prevenção de desastres. Além disso, são necessários investimentos em infraestrutura e a criação de linhas de financiamento acessíveis para viabilizar obras necessárias.

Iniciativas como o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, em elaboração, e a criação de grupos de trabalho para mitigação e adaptação a eventos extremos são passos importantes na resposta a esses desafios. A pesquisa e a inovação também são cruciais, com investimentos em estudos sobre eventos hidrológicos e geodinâmicos e o desenvolvimento de tecnologias de alerta de desastres.

Com informações do parceiro www.cop.dol.com.br.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »