Helder Barbalho se encontra com Inger Andersen, diretora do Pnuma
O governador do Pará, Helder Barbalho, se encontrou com Inger Andersen, diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), na manhã de sexta-feira 22 de sentembro em Nova Iorque. O encontro teve como objetivo discutir um acordo de cooperação técnica que visa fortalecer as políticas ambientais do estado. Entre os tópicos discutidos, estavam as estratégias para a COP 30 e o desenvolvimento do sistema jurisdicional para o mercado de créditos de carbono no Pará. Este sistema, conhecido como Redd+ (Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal), tem como foco destacar o Pará como líder nesse assunto.
O mercado de carbono no Pará busca, com o auxílio da ONU, criar créditos de alta integridade socioambiental. Este sistema, que está em fase de construção, conta com a colaboração de Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais (PIQCTs). A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) lidera este projeto, com o suporte de organizações do terceiro setor.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) teve um papel crucial ao intermediar esta reunião, pois tem auxiliado o Pará no desenvolvimento de políticas e programas ambientais, especialmente no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).
Durante o encontro, Helder Barbalho convidou Inger Andersen para visitar Belém e oficializar a assinatura do acordo. Esta visita pode acontecer até o final do ano, reforçando o compromisso do Pará com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UFCCC, em inglês).
Com informações da Agência Pará.