Ministro das Cidades Jader Filho destaca inovação solar no Minha Casa Minha Vida
Em entrevista para a ONU News, ministro Jader Filho comentou sobre os esforços para envolver atores locais nas discussões sobre políticas públicas urbanas; ele mencionou o compromisso do Brasil com preservação do meio ambiente e com utilização de energia solar em projetos habitacionais.
O Fim de Semana de Ação para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi marcado por intensos debates sobre a importância da participação de estados e municípios na concretização das metas internacionais. O evento, que ocorreu no último sábado e domingo, ressaltou a necessidade de uma abordagem localizada para alcançar os ODS.
António Guterres, secretário-geral da ONU, em seu discurso, enfatizou que as metas globais não serão alcançadas apenas por esforços centralizados em grandes cidades como Nova Iorque, mas sim através de ações em cada comunidade ao redor do mundo.
O ministro das Cidades do Brasil, Jader Filho, destacou a importância de envolver atores locais na formulação de políticas públicas urbanas. Ele ressaltou que as necessidades variam de região para região no Brasil, tornando essencial a inclusão de diversos stakeholders no processo de tomada de decisão.
Jader Filho também abordou a urgência de melhorias em áreas como saneamento, transporte e moradia. Ele reforçou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a preservação ambiental, não apenas em palavras, mas através de ações concretas.
Um exemplo citado foi o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que incorporará energia limpa em seus novos projetos até o final deste ano. O ministro mencionou a integração da energia solar, com foco em placas solares remotas, visando otimizar o monitoramento e reduzir custos de manutenção.
O ministro Jader Filho reiterou o compromisso do Brasil com o meio ambiente e destacou a necessidade de considerar as 28 milhões de pessoas que habitam a região da Amazônia, a maioria em áreas urbanas.
Com informações do ONU NEWS.