Brasil

Jader Filho na ONU: Uma Visão para Cidades Sustentáveis

Durante sua participação na ONU, o ministro Jader Filho destacou a relevância das políticas urbanas brasileiras, sublinhando a importância de cidades, comunidades locais, movimentos sociais de base e outros atores municipais e metropolitanos. A conexão entre justiça climática e justiça urbana foi um ponto-chave, reforçando a ideia de que as cidades são fundamentais na agenda de desenvolvimento nacional.

Quando o presidente Lula confiou a Jader Filho o ministério das cidades, o ministro teve a certeza de que o governo estava em total alinhamento com a agenda 2030. O compromisso era claro: posicionar as cidades, comunidades locais, movimentos sociais de base e outros atores municipais e metropolitanos no coração das políticas urbanas nacionais.

“Para um país em desenvolvimento altamente urbanizado como o Brasil, trabalhar em favor de uma sociedade mais sustentável significa necessariamente promover cidades mais sustentáveis, resilientes e equitativas.”

Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho

O ministro também anunciou a futura criação do Conselho Nacional das Cidades, um órgão consultivo que surgirá de um diálogo nacional com governos locais e regionais. Este conselho tem como objetivo propor diretrizes para o desenvolvimento urbano e metropolitano de forma democrática e participativa. Além disso, Jader Filho mencionou programas como “Caravanas das Periferias” e “Periferia Viva”, que buscam integrar e premiar iniciativas locais.

Jader Filho destacou os esforços do governo do presidente Lula na preservação ambiental, citando uma redução significativa nos alertas de desmatamento na Amazônia. Ele ressaltou a importância de investir nas cidades, proporcionando melhores condições de vida para seus habitantes, e fez um apelo aos países ricos para que auxiliem de forma prática, indo além dos discursos. O ministro reafirmou o compromisso do Brasil em trabalhar com parceiros internacionais para colocar as cidades no centro da agenda de desenvolvimento sustentável.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »