Pará

Investimentos em segurança trazem resultados ao Pará

A integração fortalecida e a descentralização das ações em todo o Pará, juntamente com investimentos em capacitação e inteligência, resultaram em uma significativa redução da criminalidade. Mais da metade dos 144 municípios paraenses não registrou, por mais de 30 dias, Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Esses dados foram divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), subordinada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Municípios como Rurópolis, Floresta do Araguaia, Jacareacanga, Tailândia e Altamira destacam-se por não terem ocorrências de crimes violentos há vários dias. Outros municípios, como Curuá, Mojuí dos Campos e Magalhães Barata, estão há mais de 700 dias sem registros de CVLI.

De acordo com Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, desde 2019, várias medidas foram adotadas e fortalecidas para manter a redução da criminalidade em todo o estado. Ele ressaltou que 81 dos 144 municípios não registraram nenhum crime violento letal intencional nos últimos 30 dias.

No Arquipélago do Marajó, 11 dos 16 municípios estão sem registros de CVLI há mais de 30 dias. Investimentos significativos foram feitos na região, incluindo o aumento do efetivo policial, capacitações, operações e mais de R$ 5 milhões em infraestrutura policial.

Operações contínuas e específicas, como “Polícia Mais Forte” e “Visibilidade”, e o Projeto Segurança Por Todo o Pará, juntamente com a aquisição de novas embarcações e a instalação de bases de segurança, têm sido fundamentais para combater a criminalidade e reduzir os índices de violência no estado.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »