Guterres pede responsabilidade com o planeta aos membros do G20
Durante a reunião anual do G20, que congrega as maiores economias do mundo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo contundente aos líderes mundiais. Em conversa com jornalistas, Guterres reforçou a necessidade de redução de emissões e de apoio aos países em desenvolvimento. Ele destacou a importância de instituições multilaterais fortes e reformadas que estejam alinhadas com a realidade atual.
A ONU acredita que os líderes do G20 têm um papel crucial a desempenhar em duas frentes principais: controlar a crise climática e garantir o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Guterres enfatizou que o G20, responsável por 80% da produção de gases do efeito estufa, deve assumir um compromisso firme com a redução das emissões.
Além disso, o secretário-geral da ONU ressaltou a importância da justiça climática, onde os países do G20 devem apoiar os países em desenvolvimento na adaptação e promoção da resiliência diante dos desafios climáticos. Ele também mencionou a necessidade de um compromisso financeiro robusto, incluindo a meta de investir U$ 100 bilhões por ano em clima, dobrando o financiamento da adaptação e fortalecendo o Fundo Climático Verde.
Guterres também abordou a questão do multilateralismo, destacando que as instituições multilaterais atuais refletem uma realidade do passado. Ele defendeu reformas, especialmente no sistema financeiro, para catalisar progressos nos ODS. Uma das propostas apresentadas por Guterres é um estímulo de U$ 500 bilhões por ano para os ODS, visando apoiar países em desenvolvimento em áreas como energia, alimentação, educação e tecnologia.
Finalmente, o líder da ONU defendeu mudanças nos modelos de negócios dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, com o objetivo de captar mais recursos privados, aliviar dívidas e promover a transição para energias renováveis.
Com informações do ONU NEWS.