Mundo

EAU investiram 50 bilhões de dólares em projetos de energia renovável em 70 países

Adel bin Abdul Rahman Al Asoomi, presidente do Parlamento Árabe, expressou sua satisfação e orgulho pelo fato de os Emirados Árabes Unidos (EAU) sediarem a 28ª Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Ele considera isso como um reconhecimento mundial do papel de liderança global dos EAU e de seus esforços contínuos para preservar um ambiente internacional seguro e promover a sustentabilidade climática, sob a liderança do presidente xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan.

Em uma entrevista à Agência de Notícias dos Emirados (WAM), Al Asoomi destacou que a realização da COP28 nos EAU é motivo de orgulho para todos os árabes e fortalece a posição dos EAU entre as nações desenvolvidas. Ele elogiou os EAU por serem um exemplo no combate às mudanças climáticas e no apoio a projetos de energia limpa. Lembrou que os EAU aderiram à Convenção das Nações Unidas em 1995, ao Protocolo de Kyoto em 2004 e ao Acordo de Paris em 2015, sendo o primeiro país árabe a fazê-lo.

Al Asoomi também mencionou que os EAU investiram 50 bilhões de dólares em projetos de energia renovável em 70 países e iniciaram vários projetos importantes que apoiam a ação climática e reduzem as emissões de carbono.

Ele acredita que a COP28 será um marco importante para reforçar o papel de liderança dos países árabes na ação climática internacional, contribuindo para soluções eficazes para os desafios climáticos que ameaçam a segurança global e representam riscos para a humanidade, como a insegurança alimentar e a insegurança energética global.

Al Asoomi ressaltou a importância da realização consecutiva da conferência por dois países árabes, com o Egito, que presidiu a conferência anterior, passando a presidência para os EAU. Isso, segundo ele, demonstra o papel estratégico fundamental desempenhado pelos países árabes no avanço em direção a um futuro mais sustentável.

Por fim, Al Asoomi expressou sua confiança de que a conferência produzirá resultados importantes e benéficos para a humanidade, especialmente em relação a questões e desafios que ainda não foram resolvidos.

Com informações da Agência de Notícias dos Emirados (WAM).

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »