Mundo

Fukushima: Japão planeja liberação de água radioativa no pacífico

O Japão se prepara para liberar água tratada de Fukushima no Oceano Pacífico, enfrentando oposição de entidades e governos vizinhos.

O Japão revelou planos para definir, em 22 de agosto, a data de início da liberação da água radioativa tratada da usina nuclear de Fukushima no Oceano Pacífico. A decisão, endossada pela Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) da ONU, enfrenta resistência de diversas organizações e países próximos.

A estratégia é descartar a água gradualmente, limitando-se a 500 mil litros diários, por meio de uma tubulação subaquática extensa. Yasutoshi Nishimura, responsável pela Economia, Comércio e Indústria, destacou a necessidade de assegurar a segurança e gerenciar potenciais danos à imagem do país. Após a decisão, a implementação deve ocorrer em até dois dias. Inicialmente, a previsão era de que o processo começasse em agosto.

Enquanto o governo japonês garante a segurança do plano, entidades como o Greenpeace e nações como a China manifestam preocupações. A indústria pesqueira local antecipa impactos nas vendas, resultando em promessas de compensação pelo primeiro-ministro Fumio Kishida.

Contudo, o desafio mais significativo relacionado a Fukushima ainda é a remoção de resíduos radioativos e combustível nuclear dos reatores afetados em 2011.

Com informações do Olhar Digital.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »