Desafios e incentivos ao turismo em Belém para a COP 30
Em uma reunião técnica realizada em Belém, Pará, no domingo (6), foram discutidos os desafios e programas de incentivo ao turismo em preparação para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em 2025. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do encontro, juntamente com o ministro do Turismo, Celso Sabino, a presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabete Grunvald, entre outras autoridades, entidades empresariais e o trade turístico da capital paraense.
Desde que Belém foi anunciada como a sede da COP 30, a cidade brasileira se tornou um ponto focal no debate global sobre a Amazônia, posicionando-se como a porta de entrada amazônica para o mundo. Marcelo Freixo destacou que a cidade está vivenciando a experiência de se adaptar para receber turistas em um novo modelo, onde o desenvolvimento sustentável é a prioridade da região.
Freixo também mencionou o desafio da conectividade, afirmando que a Embratur está negociando com companhias aéreas para atrair novos voos internacionais para o Brasil. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, concordou com o presidente da Agência e informou que a intenção é aumentar o número de voos, especialmente os internacionais, que chegam diretamente à cidade.
Durante o evento, foram apresentados os incentivos, ações e programas federais para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo brasileiro. O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou que serão disponibilizados R$ 201 milhões em crédito para os empreendedores turísticos pelo Fundo Geral de Turismo (Fungetur).
Com informações da EMBRATUR.