24 mil pessoas participam dos Diálogos Amazônicos em Belém
O Diálogos Amazônicos, nos dias 4, 5 e 6 de agosto em Belém, foi marcado por uma participação intensa e diversificada dos povos da Amazônia. Coordenado pelo governo federal, em parceria com vários ministérios, o governo estadual do Pará, a prefeitura de Belém e movimentos sociais, o evento reuniu 24 mil pessoas ao longo de três dias. Durante o evento, foram realizadas 5 plenárias-síntese, 3 plenárias transversais e 405 atividades auto-organizadas, onde foram discutidas propostas de novos modelos de desenvolvimento e a defesa da floresta.
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da República, Márcio Macêdo, comemorou o sucesso do evento, destacando a ampla participação dos movimentos sociais e a oportunidade de ouvir as comunidades dos países que compõem a Amazônia em debates de alto nível. Segundo ele, os resultados desses debates serão apresentados na Cúpula da Amazônia e ajudarão a orientar o governo brasileiro na formulação e implementação de políticas públicas.
Durante os Diálogos, pelo menos dez ministros participaram ativamente dos debates e anunciaram iniciativas que beneficiam a região da Amazônia brasileira. Entre os anúncios, destacam-se investimentos significativos em ciência, tecnologia e inovação, recursos para produtores rurais da região norte e a criação de um Comitê de Monitoramento da Amazônia Negra e Enfrentamento ao Racismo Ambiental.
Com informações da Secretaria-Geral da Presidência.