Meio Ambiente

Noruega, grande financiadora do Fundo Amazônia presente na Cúpula.

A Noruega confirmou sua presença na Cúpula da Amazônia, que será realizada nos dias 8 e 9 de agosto em Belém, Pará. Hans Brattskar será o representante especial sobre clima do país no evento, que reunirá líderes dos países que abrigam a floresta amazônica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou representantes da Noruega e Alemanha, nações que contribuem com o Fundo Amazônia, para participarem da cúpula.

A comitiva norueguesa incluirá Andreas Dahl-Jørgensen, diretor da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas (NICFI); Annette Bull, ministra conselheira; Vedis Vik, enviada para Clima e Floresta; e Rafael Volochen, assessor para Clima e Floresta. O grupo chegará ao Brasil no domingo (6).

A Noruega foi o maior doador do Fundo Amazônia, contribuindo com 93,8% das verbas entre 2008 e 2018, totalizando US$ 1,2 bilhão para o Brasil prevenir, monitorar e combater a devastação na floresta. Contudo, o país europeu interrompeu o envio de recursos em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro. Com a eleição de Lula, a Noruega anunciou que retomaria as doações para o Fundo Amazônia.

O Fundo Amazônia foi criado em 2008 e acumulou R$ 3,3 bilhões em doações, mas não angariou fundos desde 2019 devido à gestão de Bolsonaro. Durante uma década, o fundo recebeu dinheiro da Noruega, Alemanha, Petrobras e outras empresas nacionais. Com o retorno de Lula ao poder, a Alemanha prometeu 203 milhões de euros para ações na Amazônia, incluindo 35 milhões para o fundo, e a Noruega ajudará na reestruturação do projeto.

Com informações do Último Segundo do IG.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »